28 de mai. de 2013

O AMOR E SUAS FORMAS

João Luiz Correia Júnior e Nilo Ribeiro Júnior.
O Amor em suas múltiplas formas.

São Paulo: Paulinas, 2013.

A busca pelo amor, assim como a busca pela felicidade, é uma das principais preocupações do ser humano. Uma busca confusa e desenfreada em que muitas vezes não se consegue nem mesmo identificar o objeto ou o objetivo. Afinal, o que é o amor, o que significa amar? 

São múltiplos os significados que o termo "amor" apresenta na linguagem comum, na vida cotidiana, segundo os vários gêneros literários, para os estudiosos da Bíblia, da Teologia ou da Filosofia. Seja qual for o meio utilizado para se tentar defini-lo, o certo é que o amor modifica nossa vida, transfigura e reconfigura o mundo conforme o conhecíamos, e é excelente antídoto à violência. 

É interessante e necessário, portanto, distinguir os diversos tipos de amor, e é o que se pretende com esta obra. Os autores identificam e nomeiam as diversas formas de amor: amor agape, amor philia, amor eros, amor conjugal, amor de parentesco, amor-companheirismo, amor-cuidado. Nomeando-as, os autores situam-nas em planos que se complementam, explicitam o que é peculiar a cada uma e favorecem a tematização do que é vivenciado. 

O leitor seguirá conduzido por dois olhares: o bíblico-teológico (através do Antigo Testamento, dos relatos evangélicos, das cartas de Paulo, das cartas joaninas) e o filosófico (segundo a perspectiva de Emmanuel Levinas, Paul Ricoeur e Xavier Lacroix). João Luiz e Nilo Ribeiro, como professores universitários (lecionam na Universidade Católica de Pernambuco), desejam, ainda, aguçar a curiosidade dos leitores, em especial dos jovens, suscitando não só a reflexão e a pesquisa sobre o tema, como também o cultivo, a vivência e a partilha do amor em suas mais variadas formas.

Os Autores são professores do Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP:
JOÃO LUIZ CORREIA JÚNIOR, natural de Recife (PE), é doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, na área de Estudos Bíblicos. Leciona na Universidade Católica de Pernambuco, Unicap, onde pesquisa sobre o Movimento de Jesus, na fronteira entre Novo Testamento e História. Tem experiência no campo de Hermenêutica Bíblica. É assessor do Centro de Estudos Bíblicos, Cebi, de Pernambuco.
NILO RIBEIRO JÚNIOR, natural de Santa Rita do Sapucaí (MG), é doutor em Teologia e em Ética Filosófica, especializou-se nas áreas de Ética Teológica Fundamental e Ética da Sexualidade, e na área de Filosofia Contemporânea. Atua principalmente nos temas de alteridade, ética, responsabilidade e corporeidade em Emmanuel Levinas.

Grande Lançamento
(com palestra de João Luiz sobre o livro)
8 DE JUNHO DE 2013 (SÁBADO) ÀS 9H
NA LIVRARIA PAULINAS
Rua Frei Caneca, 59 – Recife


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!