24 de mai. de 2013

DA PRÉ-HISTÓRIA AO ROCK: MÚSICA E RELIGIÃO




Colegas e amigos do Mestrado,

A edição 2013 do nosso curso de extensão "Música e religião: o som, da pré-história ao Rock, em conexão com o sagrado" foi um sucesso na Universidade Católica de Pernambuco. O curso teve uma revisão e atualização diante de novos lançamentos de cd's, dvd's e livros sobre a temática, o que enriqueceu mais o seu roteiro. A turma participante teve um número de 25 inscritos e muitas solicitações para uma segunda etapa, abordando a música no Oriente e os processos de cura através da Musicoterapia. Caso a se pensar!!!!

Estou feliz. Aliás, sempre me realizo nesse curso. Precisaria de muito tempo para relatar os momentos e descobertas. Mas, algo me deixou muito satisfeito: desde a edição anterior percebo um diálogo inter-religioso atravessando todo o processo do curso. Muito bom esse sentimento. Tivemos agora protestantes, católicos (até freiras), espiritualistas, umbandistas, músicos, historiadores, estudantes. Nada melhor para se sentir realizado, quando se quer criar relações no trabalho com religião, com arte, com estudo e pesquisa. E foram emocionantes as participações de Sergio Ferraz (A música e a religião na Índia) e Érico Lustosa (Música e transe nos terreiros). Conquistaram a todos e todas no curso. Lindo!

Sim, claro, não consegui abordar todo meu conteúdo. Precisaria de mais umas 6 a 10 horas. Imagina? De todo modo, abaixo segue o roteiro do curso e acima algumas fotos dos nossos melhores momentos. O objetivo do curso foi estabelecer uma abordagem informativa, crítica e reflexiva, sobre o desenvolvimento da música e sua inserção nas religiões, a partir do Ocidente. Utilizamos teóricos e cientistas que pesquisaram e pesquisam o som, o psiquismo, a história, as religiões e a música.

Com carga horária de 15 horas, o nosso curso incluiu exposições, diálogos, apresentação de fotos, filmes, trechos de shows, cds, dvds e livros. Além, evidentemente, da participação interativa dos participantes. A temática foi a seguinte: Música e religião: do silêncio à conexão com o sagrado; As origens da música: o som das cavernas e do medo; Antropologia do ruído: som e sacrifício;  Música Ocidental: no início era o canto gregoriano; A cidade, a música e o universo; O laboratório das alturas; Pós-modernismo e mercado religioso; O instinto musical: a música, a evolução e o prazer; A igreja medieval: a música e a missa (canto e liturgia). A reforma e a contra reforma: mudanças no som sagrado; Heavy metal e religião; O candomblé e a musicalidade natural; O Oriente se recria na canção transcendental; Música e religião: conexão e diálogos; Mercado, cds, dvds, referências...  Ficou um gostinho de mais pela frente! 

Silvério Pessoa,
artista pernambucano, mestrando em Ciências da Religião na UNICAP.

Mais no blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!