5 de mai. de 2013

CHARLES TAYLOR NA UNICAP



Charles Taylor é um filósofo canadense, professor emérito de ciência política e de filosofia na Université McGill (Montreal), onde ele lecionou de 1961 a 1977. Sua reflexão, traduzida em mais de vinte línguas, situa-se no entrecruzamento de várias correntes de pensamento e variadas disciplinas: filosofia analítica e moral, fenomenologia e hermenêutica, antropologia e sociologia, política e história.

Em 2007 ele foi nomeado pelo governo do Quebeque, juntamente com o sociólogo e historiador Gérard Bouchard, para a presidência da Commission de consultation sur les pratiques d'accommodements reliées aux différences culturelles. Nos debates étnico-políticos atuais, Taylor é relacionado ao comunitarismo, embora sua obra seja transdisciplinar e coloque em diálogo o pensamento de Wittgenstein, de Austin, de Merleau-Ponty, de Max Weber, de Durkheim, de Tocqueville e da Escola de Frankfurt.

Taylor voltou-se nos últimos tempos para a filosofia da religião, como atestam a sua palestra “A Catholic Modernity” e o seu ensaio “Varieties of Religion Today: William James Revisited". No entanto, a sua mais impressionante contribuição sobre o tema é o livro Uma Era Secular, que argumenta contra a tese da secularização de Max Weber e Steve Bruce. Para estes, a modernidade científica diminui a influência da religião, mas para Taylor esse fato não se verificou e sim a diversificação e o crescimento da religiosidade humana. Na "Idade Secular", ética e espiritualidade continuam em pauta, embora por outros caminhos...

Entre os livros de Charles Taylor, destacamos em língua portuguesa os seguintes: "Imaginários sociais modernos" (Lisboa: Edições Texto e Grafia, 2010); "Uma era secular" (São Leopoldo: UNISINOS, 2010); "As fontes do self" (São Paulo: Loyola, 2005).

Conferências Abertas na UNICAP
sobre pluralismo cultural e secularização religiosa
13 e 14 de maio às 19h no Auditório G1
Promoção Humanitas com apoio do Mestrado em Ciências da Religião e CTCH
(a entrada é franca e apenas quem deseja certificado deve fazer inscrição por aqui)

Leia mais sobre Charles Taylor:
A contribuição de Charles Taylor à autonomia na Modernidade
O porquê do retorno do sagrado. Um artigo de Charles Taylor
Saiba mais sobre a temática:
A existência de Deus à prova
Hegel e Marx, Zizek entre e além
Cultura e fé
Espiritualidade além das religiões
Paisagem religiosa do mundo
Religião para ateus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!