15 de abr. de 2013

TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO

O Atelier Mutirão de Cultura, formado por artistas de Olinda, promove neste mês de abril várias apresentações do Grupo Cultural "Feea-hia", Filhos da Terra, composto por índios da tribo Fulni-ô, nativos da cidade de Águas Belas, Sertão de Pernambuco (veja aqui os povos indígenas no Nordeste brasileiro). Sobretudo quem se acha muito religioso deveria conhecer essa gente, que faz todo ano um pequeno retiro de três meses, para o ritual do Ouricuri.

O espetáculo que o grupo vai apresentar em Olinda reúne músicas e danças tradicionais da tribo, fruto da mistura cultural e religiosa dos antigos índios carnijós e de afro-brasileiros quilombolas da sua região. A iniciativa visa contribuir para a preservação e interação da cultura indígena com outras culturas, além de angariar recursos para a tribo, já que os índios vivem de agricultura de subsistência e também sofrem com a seca na região.

Entre as apresentações já confirmadas, exibição de danças como o Toré, a Cafurna e o Coco de Roda, que são inspiradas em vários animais do Sertão. Entre os instrumentos musicais estão o Maracá, Zabumba, Caixa, Conga, Flauta e Pandeiro. Nas manifestações musicais, o grupo também faz toda a pintura corporal tradicional, com pigmentos naturais. Confira:

19/04, SEXTA
17h - CONCENTRAÇÃO ALTO DA SÉ: Espetáculo de TORÉ, CAFURNA, COCO. Cortejo pela Ladeira da Misericórdia e paradas interativas: Atelier J. Calazans, 4 Cantos, Bar do Peneira; Rua Prudente de Morais: Pousada 4 Cantos, Café Estação 4 Cantos, Ateliê Henry C. Melo, Ateliê 258 (Ivone Mendes), Lautreamont Caf, Espaço Cultural Phenix de Olinda, Atelier Paulo Caldas. Chegada na Praça da São Pedro.
20/04, SÁBADO
18h - ATELIER MUTIRÃO DE CULTURA - CINECLUBE JARDIM: Espetáculos de TORÉ, CAFURNA, COCO. BATE-PAPO BEM-TE-VI com o Índio Boró.
26/04, SEXTA
21h - Apresentação no TERRAÇO DE OLINDA - com o DJ Sandro Felix.

Mais no blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!