22 de mar. de 2013

PRESBITERIANOS E PENTECOSTAIS

Defesa da Dissertação de Mestrado em Ciências da Religião na UNICAP

de José Roberto de Souza 
.
A REAÇÃO DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL AO ADVENTO DO PENTECOSTALISMO EM PERNAMBUCO (1920-1930)

A nossa pesquisa busca analisar a reação da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) contra a implantação do movimento pentecostal em Pernambuco na década de 1920. Procuramos acompanhar o início das atividades das Igrejas Presbiterianas e da Assembléia de Deus no estado, a partir do exame da imprensa pentecostal e presbiteriana, bem como das atas do Presbitério de Pernambuco, órgão que coordenava os trabalhos da Igreja Presbiteriana do Brasil no estado. Essas fontes nos permitiram perceber as diferenças e indiferenças entre os grupos que dirigiam essas igrejas. Vimos ainda os argumentos e as estratégias implementadas pela Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) no combate aos pentecostais/assembleianos; e analisamos também as características e diferenças doutrinarias quanto a reação dos presbiterianos a um movimento “composto por ‘imigrantes, negros e mulheres’, uma religiosidade de gente marginalizada”.
Palavras-chave: Identidade e Religião - Protestantismo em Pernambuco - Pentecostalismo - Presbiterianismo.

Dia 9 de abril às 9h
no Anfiteatro do 3º andar do bloco G4


Banca Examinadora:
Prof. Dr. Gustavo Gilson Souza de Oliveira (UFPE)
Prof. Dr. Newton Darwin de Andrade Cabral (UNICAP)
Prof. Dr. Drance Elias da Silva (Orientador)

4 comentários:

  1. Gil, desde já, as nossas felicitações ao José Roberto de Souza. Essa temática abordada pelo mesmo parece haver muito interesse, haja vista, sua publicação na Paralellus - "MAPEAMENTO HISTÓRICO DO(S) PROTESTANTISMO(S) EM TERRA BRASILIS: O PROTESTANTISMO DE MISSÃO E A CONTRIBUIÇÃO DE ASHBEL GREEN SIMONTON" - ser um dos textos mais acessados. Parabéns! Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Mariano agradeço profundamente as suas palavras carinhosas e o seu incentivo. Quero aproveitar para parabenizá-lo também, junto com todos que fazem a Paralellus, excelente revista. Abçs

    ResponderExcluir
  3. Gil, você sabe o carinho que tenho por você e pelo colegiado do nosso mestrado. Eis ai uma parte dos meus agradecimentos:
    "Ao Colegiado do Mestrado de Ciências da Religião da UNICAP, na pessoa do seu coordenador Dr. Prof. Gilbraz Aragão, externo e amplio meus agradecimentos a todos. Serei sempre grato a vocês". José Roberto de Souza

    ResponderExcluir
  4. A data foi remarcada para o dia 09/04 às 9h. Abçs.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!