28 de mar de 2013

(IM)PASSES DO ENSINO RELIGIOSO

Defesa da Dissertação de Mestrado em Ciências da Religião na UNICAP

de Wellcherline Miranda Lima
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(Im)passes do Ensino Religioso em Pernambuco: história, formação e perfil do docente da rede pública estadual no Recife

A presente dissertação, relacionada à linha de pesquisa Campo Religioso Brasileiro, pretende analisar os (im)passes do Ensino Religioso em Pernambuco dentro do seu processo histórico, focando na formação docente e identificando o perfil da aplicação pedagógica do ER, enquanto área de conhecimento e da formação básica e cidadã (pela LDBEN nº 9394/1996 e sua modificação na Lei nº 9475/1997). Os modelos teóricos do ER aplicados pelos docentes e suas adequações nas propostas da Rede de Ensino Estadual de Pernambuco, em especial no Recife, serão considerados na investigação. O percurso da metodologia foi adotado através da análise qualitativa, envolvendo a pesquisa teórica e histórica do Ensino Religioso no contexto sociopolítico brasileiro e no contexto regional pernambucano. Em seguida, realizou-se uma pesquisa de campo com os docentes do ER, todos da rede pública estadual de Pernambuco, através de entrevista semi-estruturada e questionário, para conhecer o seu perfil e suas concepções sobre a formação e a docência nessa área. Por fim, com base na literatura das Ciências da Religião, foram levantadas questões e sugestões pedagógicas a fim de assegurar aos educandos das escolas públicas o acesso ao conhecimento religioso produzido pela humanidade, contribuindo para o respeito à diversidade cultural pernambucana. Palavras-chave: Ensino Religioso; Escola Pública Estadual; Docente do Ensino Religioso.

Dia 3 de abril às 14h
Na sala 306, 3º andar do bloco G4

Banca Examinadora:
Aurenéa Maria de Oliveira (UFPE)
Drance Elias da Silva (UNICAP)
Gilbraz de Souza Aragão (Orientador)

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