10 de mar. de 2013

HEGEL E MARX, ZIZEK ENTRE E ALÉM




Conferência  
De Hegel a Marx… E de volta a Hegel! A tradição dialética em tempos de crise
Com Slavoj Žižek (filósofo e psicanalista esloveno)
Teatro da UFPE, Cidade Universitária, Recife
15 de março de 2013, às 19h30

Está circulando pelo Brasil, por conta do Seminário Internacional "Marx, a criação destruidora", um filósofo que merece ser escutado e estudado. Slavoj Žižek (que aparece acima no trailer de documentário sobre ele) tornou-se uma figura carimbada no álbum acadêmico e político de nossa aldeia global. Nascido em 49, é pesquisador da Universidade de Liubliana na terra dele, a Eslovênia, e professor visitante de diversas universidades do mundo. Pensador transdisciplinar, transita por diversas áreas do conhecimento e mistura principalmente Karl Marx e Jacques Lacan para criticar, em seus muitos livros e palestras, a pós-modernidade capitalista, sua cultura e política globalizadas pelas comunicações e mercados. A lógica das suas colocações não busca escolhas entre duas ou mais coordenadas, mas a mudança do próprio conjunto de coordenadas. Por isso Žižek é um intelectual adotado pelas novas esquerdas, ou talvez porque participe dos protestos de rua dos "indignados", apareça muito na tv - e paquere a Lady Gaga.

Enfim, um filósofo que desceu da "torre cinzenta" da teoria e passeia pela natureza verdejante das coisas. E não deixa de refletir sério caminho afora: virá ao Recife pela primeira vez, no próximo dia 15, para fazer uma palestra sobre "a tradição dialética em tempos de crise", organizada pela revista ArtFliporto. Vai traçar Hegel à luz de Marx e de Lacan, e aproveitar para lançar "Menos que nada - Hegel e a sombra do materialismo dialético", o seu novo livrinho, de 900 páginas, editado pela Boitempo. Aí ele defende uma volta a Hegel “para repetir e exceder seus triunfos, superar suas limitações e ser mais hegeliano que o mestre em si”. O que esperar de uma palestra desse esloveno de 63 anos que se veste com roupas surradas e fala pelos cotovelos, num misto de tiradas engraçadas e erudição filosófica?

Ainda não li esse derradeiro livro, mas a julgar pelos últimos, a conversa deve nos interessar. Em "Vivendo no fim dos tempos", também pela Boitempo, 2012, Žižek defende que "o sistema capitalista global aproxima-se de um ponto zero apocalíptico. Seus quatro cavaleiros do Apocalipse são a crise ecológica, as consequências da revolução biogenética, os desequilíbrios do próprio sistema (problemas de propriedade intelectual, a luta vindoura por matéria-prima, comida e água) e o crescimento explosivo de divisões e exclusões sociais". Sua argumentação (que lembra muito a de Dufour, outro lacaniano que a gente andou estudando por aqui) invoca categorias do imaginário ("a perversidade espiritual do céu" é o título da introdução) para criticar profundamente a ideologia política liberal e recuperar as utopias - e "espiritualidade" - para o nosso tempo. O livro termina assim, fazendo uma hermenêutica profana (?!) do símbolo ternário cristão:

"... O Deus que temos aqui é mais como o Deus da piada bolchevique sobre um talentoso propagandista comunista que, depois da morte, vai para o Inferno, onde rapidamente convence os guardas a deixá-lo ir para o Céu. Quando o Diabo nota sua ausência, corre fazer uma visita a Deus e exige que o propagandista seja devolvido ao Inferno. No entanto, assim que o Diabo começa a falar com Deus, 'Meu Senhor...', Deus o interrompe: 'Em primeiro lugar, não sou seu senhor, sou um camarada. Em segundo lugar, você é maluco para falar com uma ficção? Eu não existo! Em terceiro lugar, seja rápido, senão perco a reunião da minha célula do partido!'. Esse é o Deus que a esquerda radical precisa hoje: um Deus que se 'tornou homem', um camarada entre nós, crucificado com dois excluídos e que, além de 'não existir', sabe disso e aceita seu próprio apagamento, passando inteiramente para o amor que une os membros do 'Espírito Santo', isto é, o partido e outras formas de coletivo emancipador" (p. 289s).

Em "O amor impiedoso - ou Sobre a crença", Editora Autêntica, 2012, o filósofo, ateu e filho de ateus, trata de fenômenos religiosos e do estatuto da crença em geral, mostrando que ela é fortemente disseminada em práticas e modos de pensar aparentemente neutros de nosso tempo: "Ninguém realmente escapa à crença (...). Quer dizer, em nossa cultura secular, pós-tradicional, hedonística e oficialmente ateia, na qual ninguém está pronto a confessar publicamente sua crença, a estrutura subjacente à crença é tanto mais disseminada - todos nós, secretamente, cremos". Nesse livro, o capítulo em que Žižek se pergunta "por que Cristo morreu na cruz?" traz uma meditação sobre o sacrifício que bota muito teólogo por aí no bolso: "... Cristo redime a humanidade não pagando o preço por nossos pecados, mas demonstrando que podemos nos libertar do ciclo vicioso de pecado e pagamento. Em vez de pagar por nossos pecados, Cristo, literalmente, apaga-os, retroativamente os 'desfaz' através do amor" (p. 34s). Isso mostra que os caminhos interdisciplinares (e as dialéticas que incluem, em outro nível de realidade que seja, a abertura para um Terceiro) fazem muito bem aos estudos (também desde dentro) da religião.

2 comentários:

  1. “A abordagem de Žižek vai contra a corrente dominante da teologia cristã, em que a doutrina da Trindade tem permitido aos teólogos afirmar que apenas uma das pessoas divinas se submeteu à provação da encarnação — isolando, portanto, o impacto da encarnação na vida divina”, pondera Adam Kotsko na entrevista que concedeu, por e-mail, à IHU On-Line. “A abordagem hegeliana que Žižek adota também difere da cristologia tradicional, que sustenta que Deus ressuscitou Cristo dos mortos pessoal e individualmente. Na interpretação hegeliana, ao contrário, o poder divino de Cristo é ‘ressuscitado’ como a nova forma de comunidade conhecida como o ‘Espírito Santo’”, destaca.

    Kotsko afirma que o projeto de Žižek fornece suporte para outras tentativas radicais de repensar a tradição cristã, em especial nas diversas teologias da libertação. “Isso não quer dizer que esses teólogos ‘precisem’ de Žižek, mas sim que a obra de Žižek poderia direcionar os teólogos da linha principal em direção a um trabalho mais criativo e radical do que o que está sendo feito.”...
    http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/iek-e-a-tentativa-radical-de-repensar-a-tradicao-crista-entrevista-especial-com-adam-kotsko/525092-iek-e-a-tentativa-radical-de-repensar-a-tradicao-crista-entrevista-especial-com-adam-kotsko

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Quando o cristianismo parece em crise pelos seus próprios (supostos) intérpretes, vem um hermeneuta do fim do mundo pra mostrar que os símbolos cristãos ainda podem gerar humanização!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!