12 de mar. de 2013

ENSINO RELIGIOSO E SENTIDO DA VIDA

Viktor Frankl
Defesa da Dissertação de Mestrado em Ciências da Religião na UNICAP

de Jacilda Barreto de Araújo

O Ensino Religioso em Boa Vista (RR) na perspectiva do sentido da vida: abordagem frankliana.

Este trabalho tem o objetivo de analisar se o Ensino Religioso está contribuindo na formação dos adolescentes na sua totalidade, embasado nos pressupostos teóricos da abordagem frankliana, que compreende o ser humano nos aspectos biopsicossocial afetivo, axiológico e espiritual, com ênfase em quatro áreas a saber: sentido da vida, sofrimento, trabalho, amor e sexo. Procurou-se descobrir os sentimentos que os adolescentes vivenciam na pós-modernidade e o que fazem para vencer essa situação denominada crise de sentido. O “como dar sentido à vida” foi a chave da pesquisa, fundamentada em Viktor Frankl, em paralelo com as teorias pedagógicas de Paulo Freire. A dissertação analisou práticas educativas em Roraima e levantou metodologias para dinamizar as atividades do Ensino Religioso, no sentido de poderem contribuir melhor no desenvolvimento espiritual dos estudantes, tendo em vista a formação de pessoas solidárias, que possam amar a si mesmas, ao próximo e à natureza. Palavras-chave: Ensino Religioso, Viktor Frankl, Sentido da Vida.

Dia 14 de março às 14h
No Anfiteatro do 3º andar do bloco G4


Banca examinadora:
Luiz Alencar Libório (Orientador)
Antônio Raimundo Sousa Mota (UNICAP)
Thiago Antônio Avellar de Aguiar (UFPB)

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