19 de mar. de 2013

DIÁLOGO CONTRA A INTOLERÂNCIA

1º Seminário Nacional Multidisciplinar de Diálogo Inter-Religioso Contra a Intolerância Religiosa no Brasil.
Data: 9 a 13 de Maio de 2013 
Local: Centro Cultural da UFMG - Belo Horizonte -MG

A proposta do “1º Seminário Nacional Multidisciplinar de Diálogo Inter-Religioso Contra a Intolerância Religiosa no Brasil” teve a sua origem no contexto de avaliação da “4ª Caminhada Cultural pela Liberdade Religiosa e pela Paz”, realizada em maio de 2012, na cidade de Belo Horizonte. Como evento de natureza acadêmica, é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, organizado com o apoio dos Programas de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e de Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMinas.

Abordando um temário sobre estado laico e direitos humanos; pluralismo religioso e intolerância; história da África e religiões brasileiras de matrizes africanas; neopentecostalismo e diversidade religiosa; ensino religioso; candomblé e umbanda; igreja católica; homossexualidade; ateísmo e novas formas de religiosidade; religião, racismo e a Lei 10639/03; o evento pretende reunir intelectuais, pesquisadores/as, professores/as, estudantes e religiosos/as de diferentes crenças e campos disciplinares, com o objetivo de refletir sobre o diálogo inter-religioso como estratégia educativa para a valorização da diversidade cultural e religiosa no Brasil e como atitude ética contra a intolerância diante das religiões brasileiras de matrizes africanas, a fim de oferecer subsídios para o currículo escolar brasileiro.

Neste sentido, a produção e a reflexão deste primeiro seminário se constituem como uma agenda positiva dos direitos humanos no Brasil, no ano em que celebramos 10 anos da Lei 10.639/03. As inscrições estarão abertas no período de 15/03/2013 a 05/04/2013. Sua realização será nos dias 9 a 13 de maio de 2013, em Belo Horizonte – Centro Cultural da UFMG – Av. Santos Dumont, 174 – Centro.

Um comentário:

  1. Olá amigos!
    Obrigado pela divulgação do nosso 1º Seminário Nacional Multidisciplinar de Diálogo Inter-religioso Contra a Intolerância religiosa no Brasil, trata-se de um evento "fora do eixo" de discussão de vários segmentos da academia no Brasil, que insistem em não levar em consideração as especificidades do fenômeno religioso em nossa realidade.
    Erisvaldo P. dos Santos

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!