9 de fev de 2013

PAISAGEM RELIGIOSA DO MUNDO

O Pew Research Center’s Forum on Religion & Public Life, lançado em 2001, é um projeto de Centro de Pesquisa civil norte-americano, que visa promover uma compreensão mais profunda das questões na interseção da religião e dos assuntos públicos. O Fórum realiza pesquisas, análises demográficas e outras pesquisas em ciências sociais sobre aspectos importantes da religião e vida pública nos EUA e ao redor do mundo. Ele também fornece um local neutro para discussões de questões pontuais através de mesas-redondas e sessões de informação.

Esse Centro acaba de publicar a pesquisa The Global Religious Landscape, onde se estima que, da população mundial de 6,9 bilhões de pessoas em 2010, 5,8 bilhões de adultos e crianças estão vinculados a um grupo religioso, enquanto uma de cada seis pessoas - cerca de 16% da população mundial - não tem vínculo com religião alguma. O estudo está baseado em censos, registros populacionais ou estudos de 232 países.

Com 2,2 bilhões de seguidores, o cristianismo - 32% da população mundial - é o maior grupo religioso, seguido do islamismo, com 1,6 bilhão de fiéis ou 23% da população, dos hinduístas (1 bilhão), budistas (500 milhões) e judeus (14 milhões, ou 0,2% da população mundial). Mais de 400 milhões de pessoas praticam outras religiões, como as indígenas. Quase a totalidade dos hinduístas e dos budistas encontra-se na região do Pacífico, na Ásia. Na mesma região vivem 62% dos muçulmanos, distribuídos entre a Indonésia, a Índia e o Paquistão.

A pesquisa trabalhou também com o conceito de "não filiados", que incluem ateus, agnósticos e os que não se identificam com nenhuma religião em particular. Muitos deles têm alguma forma de crença religiosa, fé em algum poder superior. A "igreja dos sem fé", contudo, aponta a pesquisa, é o terceiro maior grupo na face da Terra. O culto em ascensão é o do ateísmo. No Brasil, 7,9% dos brasileiros e das brasileiras dizem que não têm religião ou não acreditam em divindades. Mas 88,9% se declararam cristãos. O país latino-americano menos religioso é o Uruguai: 40,7% da população não pertencem a nenhuma igreja ou crença formal.

Baixe aqui (em inglês) o relatório completo.

Mais no blog:
Con-censo das religiões
Para onde vão as religiões
Espiritualidade para além das religiões
Cristãos não teístas
Ayres Mattos e o estancamento evangélico
Gustavo e a pluralização religiosa em Pernambuco
Péricles, Jonatas e as questões do censo
Pedro Ribeiro e os desafios do censo
Faustino e as estatísticas
Novo mapa das religiões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!