17 de fev. de 2013

ORGULHO ATEU

Neste domingo (17), muita gente no Recife foi pra rua olhar o sol, que estava envolto por um anel de luz com as cores do arco-íris, e não faltaram discussões apocalípticas em torno disso nas redes sociais. Contudo, segundo declarou à imprensa o coordenador do Espaço Ciência de Pernambuco, professor Antônio Carlos Pavão, o fenômeno decorreu da acumulação de cristais de gelo na atmosfera e é relativamente raro: "O que acontece é que a quantidade de cristais de gelo aumenta pela manhã. Quando a luz bate e dispersa nos cristais, a luz branca e seus componentes refletem de maneira intensa as cores do arco-íris". Ainda de acordo com o especialista, o fenômeno não é nocivo e não tem relação com meteoros ou raios que têm caído por aí...

Pode não ter abalado os céus e atraído esses sinais cósmicos (há, há), mas o mesmo Espaço Ciência, no Complexo de Salgadinho em Olinda, sediou hoje a edição pernambucana do 2º Encontro Nacional de Ateus, que ocorreu concomitantemente em 27 cidades brasileiras. O evento foi organizado pela Sociedade Racionalista brasileira e teve apoio local da Sociedade Livres Pensadores de Pernambuco e da Associação de Ateus e Agnósticos de Pernambuco. A iniciativa, com quase 200 pernambucanos inscritos, buscou divulgar a laicidade do estado e servir de fórum de integração entre ateus, céticos e agnósticos. O encontro também comemorou o Dia do Orgulho Ateu, lembrado em 12 de fevereiro, dia do nascimento do naturalista britânico Charles Darwin.

A programação, das 13 às 19h, constou de palestra sobre Estado Laico, com Manoela Alves, advogada, professora da Faculdade Maurício de Nassau e presidente do Grupo Leões do Norte, e Antônio de Campos, economista, cientista político e presidente da APAP (Associação Pernambucana de Anistiados Políticos). Foi organizado também o "ParlAteu", momento de confraternização em que as pessoas puderam se apresentar e manifestar opiniões. Além disso, o Espaço Ciência montou as exposições “Revolução dos bichos” e “A História Química da Humanidade”.





Mais no blog:
Pálido ponto azul
Paisagem religiosa do mundo
Combate à intolerância
Ateus on-line
Ateus sofrem intolerância
Cristãos não teístas?!
Religião para ateus
Marchas pelo estado laico
Dança dos macacos
Debate sobre Deus
Em defesa de Deus
Ciência e fé

Um comentário:

  1. CRER

    Entre o crer e o não crer o homem vacila;
    E vacila e duvida porque pensa.
    Não pode a mente repousar, tranqüila,
    Nem mesmo na certeza da descrença.

    Ora, na Fé, o espírito se asila;
    Crê. Da Razão as deduções dispensa...
    Ora, analisa, decompõe, destila
    E, da ciência ao crisol, exclui a crença.

    Mas a crença subsiste, onipresente;
    Argumentos aos mil o sábio emprega
    E, afirmando o "não crer", é, em suma, um crente.

    Deus, como a luz do sol, deslumbra e cega;
    E, por querer fitá-lo frente a frente,
    O ateu se ofusca, fecha os olhos — nega.

    (Manuel Bastos Tigre - Recife, 1882-1957)

    O sol em Olinda hoje me fez pensar...
    E lembrou esse soneto (que publico em homenagem à sobrinha-neta do grande autor, Giselle Tigre... http://crunicap.blogspot.com.br/2012/02/assusta-me-este-deus-de-barba-imensa.html)

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!