19 de fev. de 2013

NONA TURMA DO MESTRADO AÍ GENTE!

Um novo bloco está se preparando pra ganhar o campus da UNICAP e cair no passo dos conhecimentos mais universais sobre as tradições espirituais da humanidade: são os 25 calouros do Mestrado em Ciências da Religião. Entre eles tem padre e pastor, mas sobretudo professores formados em história e também sociologia e psicologia. Muitos estão interessados em pesquisar sobre o ensino religioso e várias experiências das religiões populares.

É uma turma que, nos próximos dois anos, vai estar pre-ocupada, portanto, com histórias de religiosidades e com a socialização crítica da fé em nossa cultura plural. Por conta desses interesses crescentes, com certeza vão surgir em nosso Programa de Pós mais atividades formativas em torno das temáticas, como também grupos de estudo e pesquisa sobre os (des)caminhos da educação religiosa e sobre o pensamento do Padre Comblin, cuja biblioteca está em nossa Universidade e cujas ideias podem ajudar a interpretar as religiões do povo.

Sejam, pois, muito bem vind@s @s colegas aprovad@s no processo seletivo de 2013, que vão formar a nossa nona turma! Como estudantes regulares, eles vão se juntar à meia dúzia de alunos especiais que já estão matriculados em disciplinas do Mestrado. Abaixo estão os seus nomes, com os respectivos professores-orientadores de curso indicados pelo Colegiado pra esse primeiro semestre:

Andréa Caselli Gomes, orientadora Zuleica.
Constantino José Bezerra de Melo, orientador Gilbraz.
Luiz Henrique Rodrigues Paiva, orientador Gilbraz
Décio Overarth Macedo de Moura, orientador Sérgio.
Anderson Fernando Rodrigues Mendes, orientador João Luiz.
Francisco Ribeiro da Silva, orientador Sérgio.
Ronalson Moura Cavalcante, orientador Newton.
Maria Célia Lira de Lima, orientador Degislando.
Robervânia Santiago Barreto, orientadora Zuleica.
Eduardo Dias Rios, orientador Newton.
Pedro Renato de Souza, orientador Cláudio.
Sebastião Hugo Brandão Lima, orientador Drance.
Eldon Mendes de Souza, orientador Libório.
Maria Lea Amorim Torres, orientador Cláudio.
Manaliel Pais Pereira, orientador Drance.
Maria Pinheiro Morais, orientador Libório.
Antonio Gilson Ruas, orientador Luiz Carlos.
Francisco Mário Ribeiro Castro, orientadora Zuleica.
Marcelo Marques Santana Júnior, orientador Sérgio.
Maria dos Santos de Jesus Silva, orientador Gilbraz.
Eliane Moreira da Costa, orientador Degislando.
Teresa Felismina de Souza, orientador Drance.
Maria Lúcia Silva Viana, orientador Luiz Carlos.
Maria Alexsandra Prado de Oliveira, orientador Newton.
Humatal Rocha da Costa, orientador Libório.

Para contatar os orientadores de curso, basta clicar em "professores" e descobrir os seus endereços. A matrícula dos novos estudantes, na secretaria do térreo do bloco G4, será no dia 26 de fevereiro e nos dias 11 e 12 de março ainda será possível a inclusão ou cancelamento de disciplina dos Cursos de Pós-graduação stricto sensu da UNICAP. O nosso Mestrado dispõe agora de seis bolsas da CAPES e cinco estão disponíveis para os primeiros colocados na seleção da nova turma: vejam os critérios por aqui. Já os estudantes que buscam bolsas de estudo nas escolas onde trabalham ou nos órgãos de fomento podem solicitar declarações na secretaria acadêmica.

A nossa aula inaugural do semestre será no dia 4 de março, às 14h, no Auditório do CTCH (1º andar do bloco B): o monge Marcelo Barros vai falar e debater sobre "O papel das ciências da religião na sociedade pluralista" e nos ajudar a reinventar articulações entre saber e paixão. Depois teremos uma sessão de lançamento de livros dos nossos estudantes e professores. Preparem-se pra entrar no ritmo de um novo tempo. Alegria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!