30 de mai. de 2013

MAPA DO ENSINO RELIGIOSO




De quais regiões são provenientes os estudos sobre o Ensino Religioso no Brasil? Quais programas de Graduação ou Pós-Graduação (Especializações, Mestrados ou Doutorados) mais produzem nesse campo de pesquisa e prática das Ciências da Religião?

As respostas para essas e outras questões podem ser obtidas através da leitura do Relatório de Pesquisa produzido por pesquisadores do Grupo de Pesquisa Educação e Religião, sob a orientação do professor Sérgio Junqueira (que aparece na entrevista acima, sobre o tema). Eles efetuaram estudos mapeando a produção acadêmica (artigos, dissertações, teses, livros e relatórios de pesquisa) sobre o Ensino Religioso, produzidas entre os anos de 1995 a 2010.

Esse período marca os processos decorrentes da promulgação do art. 33 da LDB, onde a produção dos conhecimentos relativos ao Ensino Religioso têm crescido significativamente. O Mapa da Produção Científica do Ensino Religioso apresenta certos avanços na área no Brasil, bem como algumas lacunas no campo da pesquisa sobre esse componente curricular, que deve traduzir pedagogicamente os conteúdos dos estudos da religião. Apresenta ainda um panorama sobre o processo de constituição das Ciências da Religião como área do conhecimento. Ficou interessado?

Baixe o Mapa do Ensino Religioso por aqui

Saiba mais sobre o assunto:
O Ensino Religioso e as Ciências da Religião
O que é o Ensino Religioso?
Objeto do ensino religioso: uma identidade
Simpósio sobre Ensino Religioso
Fé na educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!