21 de fev. de 2013

GUIA PARA MOCHILEIROS




Arthur, nosso filho, acabou de ler (e me emprestou todo marcadinho) "O guia do mochileiro das galáxias", livro (que agora também é o filme do traileir acima) que deu origem, em 1979, a uma série de ficção científica famosa de Douglas Adams: a história começa quando outro Arthur, Dent, um inglês azarado (?), escapa de um evento dramático, a destruição da Terra, e parte com seu amigo ET para aventuras alucinantes nos pontos mais distantes do tempo e do espaço. No meio da viagem, vai se perguntando: De onde viemos? Por que estamos aqui? Para onde vamos?

"... E então, uma quinta-feira, quase dois mil anos depois que um homem foi pregado num pedaço de madeira por ter dito que seria ótimo se as pessoas fossem legais umas com as outras para variar, uma garota, sozinha numa pequena lanchonete em Rickmansworth, de repente compreendeu o que tinha dado errado todo esse tempo e finalmente descobriu como o mundo poderia se tornar um lugar bom e feliz. Desta vez estava tudo certo, ia funcionar, e ninguém teria que ser pregado em coisa nenhuma. Infelizmente, porém, antes que ela pudesse telefonar para alguém e contar sua descoberta, aconteceu uma catástrofe terrível e idiota, e a ideia perdeu-se para todo o sempre..." (p. 14).

Cito esse trecho dos marcadinhos pelo nosso Athur (depois ele vai me "tomar a lição" de tudo que marcou) porque hoje também é quinta e, também na vida real (?), os rumores de fim do Mundo e supostos sinais de destruição da Terra andam se multiplicando por aí (há, há!) e assim é bom que eu compartilhe logo a minha viagem pelas pesquisas recentes nos Estudos da Religião - que visam (?) descobrir, em última instância, "um mundo mais feliz". Quem sabe, até, com a ajuda de um Guia, os pesquisadores da(s) ciência(s) da(s) religião(ões), qual o nosso Mochileiro das Galáxias, não acabem escapando e descobrindo a verdadeira história da Terra e a resposta final à "grande pergunta da Vida, do Universo e Tudo Mais" - que é o mote do livro e do "trabalho" da gente.

Enfim, o que eu quero mesmo com esse "guia" é estimular a consulta (e a participação nas chamadas para publicação) das melhores revistas de Ciências da Religião no contexto brasileiro (e além!). Não basta conhecer os manuais e livros clássicos de uma ciência: é necessário também compulsar os novos artigos, com os quais aprendemos não só a aplicação dos conceitos e métodos científicos, mas igualmente a sua revisão crítica. E "quem não sabe o que está procurando, não reconhece o que encontra"! Então, listei abaixo as temáticas e dossiês dos números atuais das revistas (que podem ser acessados integralmente com um clique no título da publicação), pra que se veja, na prática, o que se procura em nossos estudos, qual é o seu objeto. Boa leitura e pesquisa dos temas de sua preferência e, por favor, acrescente também nos comentários as suas dicas de boas revistas na área, de cantinhos aprazíveis na "galáxia"...
Gil.

Revista Caminhos – Imaginário e crise das representações religiosas
Revista Ciberteologia – Religião e educação
Revista CR - História e Sociedade – Protestantismos, novas abordagens
Revista Diálogo – Cultura afro e religiões nas escolas
Revista Estudos de Religião – Estudos culturais e religiões
Revista Estudos Teológicos – Teologia, hiv e aids
Revista História das Religiões – Caminhos teóricos para o estudo das religiões
Revista Horizonte – Religião e o censo 2010
Revista Interações – Literatura e religião
Revista Jesus Histórico – Debates metodológicos dos estudos de cristianismos primitivos
Revista Lusófona C. Religiões – Budismos e pensamento português
Revista Mandrágora – Gênero, religião e trabalho
Revista Numen – Para onde vão as Ciências da Religião no Brasil
Revista Pensar – Ética, teologia e filosofia
Revista Religião e Sociedade – Religião, culturas e políticas
Revista Rever – História da religião: perspectivas culturalistas
Revista Sacrilegens – Pesquisas em Ciências da Religião
Revista Transd. in Science and Religion – Futuro do diálogo
Revista Último Andar - Solos e sagrados
Revista Voices - Agenda para uma teologia planetária

Revistas do Mestrado
 em Ciências da Religião da UNICAP:
Teologia e Ciências da Religião - Panorama do campo religioso brasileiro 
Paralellus - Diálogos a partir das religiões

Mais no blog:
Cuidados com a publicação
Livros para baixar
Novos métodos em Ciências da Religião
Revistas livres na área

2 comentários:

  1. Vejam também:
    Religare é uma revista publicada duas vezes por ano Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Seu objetivo é publicar trabalhos originais na área de Ciências das Religiões em Português, Francês, Inglês, Espanhol e Italiano: artigos, resenhas, traduções, entrevistas, bem como apresentar à comunidade científica textos que refletem uma contribuição significativa para campo das Ciências das Religiões e áreas afins (Qualis B3 - INTERDISCIPLINAR; Qualis B3 - FILOSOFIA/TEOLOGIA:subcomissão TEOLOGIA; Qualis B4 - História)

    http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/religare

    ResponderExcluir
  2. Tem também...
    Diversidade Religiosa é uma publicação do curso de Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba, com a missão de divulgar artigos, resenhas, traduções e entrevistas na área de ciências das religiões e correlatas, produzidos por pesquisadores, docentes e membros da comunidade em geral ligados ao objeto de estudo das ciências das religiões.

    http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dr/index

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!