13 de jan de 2013

SIMPÓSIO SOBRE ENSINO RELIGIOSO


22 e 23 de agosto de 2013
Central Paulinas – Rua Dona Inácia Uchoa, 62 – Bloco A
Vila Mariana – São Paulo – SP

A DIÁLOGO - Revista de Ensino Religioso e o GT Religião e Educação, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE), propõem sistematizar a discussão sobre a relação entre o Ensino Religioso e a Ciência da Religião como área do conhecimento, uma reflexão que sustenta a proposição para a efetivação de uma licenciatura dos professores desse componente curricular.

Mas, para que possamos articular esta proposta de formação, é necessário melhor definir a identidade da disciplina. Por este motivo, ao celebrarmos os 18 anos da revista DIÁLOGO, importante instrumento de divulgação do Ensino Religioso brasileiro, voltamos à discussão sobre a questão O que ensinar? e à sua transposição didática para articular o Como ensinar?

O Ensino Religioso é tema de discussão em todos os sistemas de ensino, tanto no que se refere ao seu conteúdo, quanto ao que diz respeito à formação de professores. Por esse motivo, o Simpósio da Revista DIÁLOGO 18 anos, em parceria com o GT Religião e Educação, da ANPTECRE, que envolve pesquisadores de diferentes programas de Pós-Graduação, propõe a reflexão acerca da identidade do Ensino Religioso na relação entre O que ensinar? e Como ensinar?

O evento, que visa a discutir sobre a identidade da disciplina, vai ao encontro da recente solicitação que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) fez a todas as áreas de conhecimento para que se indicassem o modo como cada programa de Pós-Graduação contribui com a Educação Básica. E para a subárea de Ciências da Religião e Teologia, tal contribuição se viabiliza sobretudo por meio do Ensino Religioso...

Programação e inscrições por aqui.
 
Mais no blog:

Um comentário:

  1. A revista Diálogo é a ferramenta importantissima para direcionar e alavancar o professor de ensino religioso na sua prática pedagógica, pois além de ser metodológica ela traz recursos que dinamiza e facilita o trabalho pedagógico estimulando o professor a um entendimento de aprender e ensinar.A Diálogo me estimulor a fazer um trabalho interdisciplinar e contextualizado .A reportagem era sobre a amazonia,a qual me estimulor a trazer a amazonia para o contexto escolar, e a experiencia foi marcante prá mim, e para os alunos, tive a oportunidade de fazer esse relato na sessão entrevista da revista de 2011, cujo tema foi trabalhando com a alma humana. Ana.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!