1 de jan. de 2013

BLOG PARA ALÉM DE 2012



Mingau branco
Numa tigela imaculada -
A luz do sol do Ano-Novo.
(Josô)

Pois é, rejubilem-se comigo os leitores amigos: o mundo não acabou... e o blog também não, com o fim de 2012. Como ele está relacionado à minha tarefa de coordenação do Mestrado, e os colegas pediram que continuasse fazendo esse trabalho por mais alguns meses, até a avaliação trienal da Pós pela Capes, então ele ganhou uma sobrevida. E como também tem ganhado seguidores para além das relações com a UNICAP e com o Recife, talvez ainda sobreviva depois, a serviço dos estudos de Ciências da Religião no país. É isso: muita coisa que está à morte e por cair na escuridão, de repente renasce, noutros níveis!

Nos últimos meses, o blog tem recebido mais de 12 mil visualizações de página mensais (são quase 185 mil desde o seu começo, há quatro anos). A maioria das pessoas está acessando de Portugal, dos EUA e da França, além do Brasil, claro; e das cidades de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro (seguidas das capitais nordestinas), mas principalmente do Recife, como era de se esperar. Os conteúdos mais acessados no último ano, tirando as páginas de informações sobre o Programa, foram de Livros para baixar, Vale do Amanhecer no Fórum (onde tivemos de moderar uma intensa disputa hermenêutica pelos comentários, há, há), Preparatório para Ciências da Religião (que levou mais de 230 participantes pro nosso cursinho virtual) e Como apresentar um Projeto de Pesquisa.

As postagens mais acessadas diretamente na sequência, depois desses conteúdos mais gerais e acadêmicos, dão ideia dos temas que interessaram aos nossos leitores: História das religiões (com 509 visualizações em 2012!) e Cuidado com a Magia Negra (428 visualizações) foram escritas ainda em 2011; seguindo-se as novas, sempre em ordem decrescente de acessos: Fraternidade BrancaLuiz Gonzaga e religião, Para onde vão as religiões?!, Magia Negra cresce em Pernambuco e Conspiração religiosa na Rio+20. Dentre as crônicas que escrevi, considero mais significativas no ano as seguintes: Para onde vão os estudos da religião? (o texto linkado lá), Paz entre as religiões, paz entre os povos, Fausto tá no cinema, Dança e religião, Questão de fé no São João, Programa de índio, Dia das mulheres: nas Igrejas também?! e Fé na educação: como ensinar religião?.   

2013 nos reserva boas caminhadas pra vida (Caminho de Santo Amaro) e, ainda mais, pro Mestrado (Quarta andança). Estamos ajudando a gestar projetos de gente (vai chegar mais um menino lá em casa!) e de sabedoria inclusive (Mais amor). Espero que no ano novo a gente veja sempre mais luz, em meio ao mingau de sempre, e que possa seguir tecendo juntos, por aqui também, os berços de um novo tempo! Abraços,

Gilbraz.

Um comentário:

  1. Bom diaaaaaaaa, prof.!!!!!!!!!!
    Já estamos entrando em 2013, é verdade! Eta e o Mundo não acabou e continuamos a fazer planos e sonhar por dias melhores. Repensar o que realmente vale a pena lutar, quais as pessoas que merecerem a nossa amizade, e quais as que deixamos no fundo do baú do coração e quase que esquecemos delas ... Mas para tudo tem um tempo... Agradeço a dedicação, a atenção e sabedoria de cada professor que tive a oportunidade de conhecer e desfrutar de boas horas de estudo e excelentes leituras e em especial o parabenizo por sua disponibilidade com o Mestrado. Valeu e estamos aí, escrevendo e lendo muitooooooo para concluir a ultima etapa, não para ficar longe e sim para continuar.
    Abraços,
    Cristina.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!