26 de jan. de 2013

MESTRADO LANÇA EBOOK

 
capa, do nosso Mestre Luca Pacheco
Quem disse que religião e teologia não rimam com tecnologia e ciência precisa rir mais (por aqui, quem sabe) ou então conhecer a nossa trajetória. Em 1999 criamos para a Teologia da UNICAP o primeiro Site de Departamento da Universidade e, em 2008, idealizamos as primeiras Disciplinas Semipresenciais através do Teleduc na Católica, conseguindo que o nosso Curso fosse o primeiro a oferecer 20% do currículo pela internet, o que dinamizou os estudos de todo mundo e beneficiou religiosos(as) que fazem atualização a distância (não é à toa que o coordenador de EAD da Católica, Valter Avellar, é nosso Mestre e foi orientando da gente). Em 2009 veio este bloco de notícias oficioso do Mestrado em Ciências da Religião (primeiro Blog relacionado à Universidade), depois lutamos para que as nossas Revistas fossem pra web e agora estamos animando a Editora da UNICAP a se lançar no mundo dos livros eletrônicos: um eBook dos nossos estudantes já está na Amazon!
 
No site dessa que é a maior livraria eletrônica do planeta você encontra um acervo com mais de um milhão de eBooks e pode baixar o primeiro capítulo do livro para ler, antes de decidir se quer comprá-lo. Pode também baixar mais de 38 mil livros eletrônicos inteiramente gratuitos em nossa língua, incluindo clássicos como A Moreninha, de Joaquim Manuel Macedo e Dom Casmurro, de Machado de Assis. E você vai ler sempre que tiver vontade e onde tiver vontade de ler, pois pode comprar o Kindle, um leitor de eBooks da Amazon (veja aqui) e/ou então baixar gratuitamente um aplicativo de leitura Kindle pro seu tablet, smartphone ou computador.

Sobre "Religião", então, em português mesmo, há mais de oitocentos livros disponíveis pro mundo (veja aqui) na sucursal Brasil da livraria virtual Amazon. E um deles é do nosso Mestrado em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco. É a Edição Kindle do segundo volume do "Mosaico religioso - faces do sagrado", que acabou de sair em fins de 2012 em coedição da Fasa (Editora da Universidade) com a Editora Navras, sob organização do nosso Mestre Vanderlei Lain - a quem agradecemos, penhorados, pelo serviço de divulgação da pesquisa dos colegas. Uma versão do livro em papel ainda vai chegar às livrarias físicas, mas a versão eletrônica já está disponível e por um preço menor: R$ 14,09.

Trata-se de nova coletânea dos estudos dos nossos mestres e mestrandos, convocada por edital público (veja aqui) e avaliada por uma comissão editorial. Desta feita, a obra reúne reflexões em torno do tema Religião e História, com os capítulos “Do Jesus de Nazaré ao Cristo da Fé: Humanidade e Divindade à Luz da Bíblia e da História”, de Paulo César Pereira; “A Estrutura Social, Política e Religiosa do Antigo Império Iorubá, como Modelo Original no Processo da Hierarquização das Casas de Culto das Religiões Afro-Brasileiras”, de Cláudia Lima; “O Jornalismo Religioso no Século XIX e a Construção de uma Identidade Católica”, de Jair Santana; “Presbiterianos x Assembleianos: Embates em Pernambuco no Início do século XX”, de José Roberto de Souza; “As Filhas de Maria entram na Liça: a Boa Imprensa e Revista Maria (Recife, 1913-1922)”, de Walter Valdevino Amaral; “São Severino dos Ramos: da Devoção ao Santuário, de Crévio Adelino da Rocha; e “O Apoio dos Batistas ao Regime de 64 através do Jornal ‘O Batista’”, de José Ferreira de Lima Júnior.

E o livro traz também, em uma segunda parte, sobre a temática Religião e Contemporaneidade, os seguintes capítulos “A Fé na Experiência Humana”, de Lúcia de Fátima Gomes da Silva; “O Estado da Questão: a Relação Corpo-Alma em Quatro Versões”, de Alexandre de Jesus dos Prazeres; “A Wicca no Brasil: Desenvolvimento e Crescimento”, de Karina Bezerra; “Possessas e Bruxas: sobre o Exorcismo de Mulheres na Catedral da Fé, no Recife”, de Júlio César Tavares Dias; “Elementos para uma Espiritualidade Transreligiosa”, de Maruilson Menezes Souza; “Dos Templos aos Estádios: o Pluralismo Religioso nas Partidas de Futebol”, de Ana Cristina de Lima Moreira; “O Processo de Construção da Identidade e Mobilidade Religiosa nos Adolescentes e Jovens”, de Maristela Velozo; e “Juventude, Identidade e Vivência Religiosa”, de Fernanda Maria Andrade.

Ao reunirmos esses pedaços do mosaico religioso da gente, surgem imediatamente as perguntas: Para onde caminham as religiosidades e religiões? Quais os contornos do desenho formado por esses cacos? Em tempos de modernidade globalizada, com grandes possibilidades tecnológicas e enormes dificuldades de relações entre grupos culturais humanos e destes com a natureza, as pessoas tendem a ficar mais egoístas, no sentido de ouvir mais a própria intuição. Paradoxalmente, isso leva à busca por uma espiritualidade maior e uma melhor compreensão do significado da vida, o que pode inclusive redefinir e ampliar os nossos limites éticos. É possível, assim, que todas as religiões e seus múltiplos grupos venham a convergir para uma espiritualidade ecológica e de nova consciência global, amplamente ecumênica. Mas será que não estamos sendo muito otimistas ou ingênuos?! Esse livro, que recolhe diversas faces das religiões pela história, certamente vai nos ajudar a discernir os caminhos da espiritualidade contemporânea.

Baixe grátis por aqui um aplicativo de leitura de livro eletrônico.
Compre o eBook "Faces do sagrado 2" ou veja uma amostra grátis por aqui.
 
Mais no blog:

8 comentários:

  1. Excelente. Parabenizo a todos que contribuíram para mais essa conquista.

    ResponderExcluir
  2. Car@ amig@,
    se você ler direitinho o livro do nosso pessoal (ou participar de alguma maneira dos estudos do nosso Mestrado) vai perceber uma reflexão crítica e interdisciplinar, sempre de cunho acadêmico, sobre uma experiência humana que é fundante da vida pessoal e social, a religiosidade, e que se expressa nas religiões mas se manifesta em todas as dimensões das culturas... grato pela crítica, contudo, e ainda mais pela informação. se você digitar "espiritualidade" na caixa de busca lá em cima, talvez descubra elementos para uma outra visão sobre nós... abraço.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Gil.
    Boa apresentação!
    Dá-lhe teologia e ciências da religião!!
    Registro na história para que saibam de nossa ousada caminhada....
    Abraços!
    Vanderlei Lain (vtlain@bol.com.br)

    ResponderExcluir
  4. O nosso mestrado está de parabéns... Sucesso na caminhada amigos.

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo,
    Recebi, com alegria, as mais recentes notícias referentes à trajetória
    do Mestrado em Ciências da Religião, no que diz respeito a adoção de
    novas tecnologias.
    Vejo, no comando das ações, tal qual um regente de orquestra, a figura
    de um competente Teólogo e Educador , antenado no tempo e com visão de
    futuro.
    Parabenizo-o, junto com os demais integrantes deste projeto,
    desejando-lhes sucesso contínuo nas realizações.
    Abraços,
    Evãnia Pincovsky

    ResponderExcluir
  6. Gil
    Parabéns a todo o grupo por mais esse sucesso.
    Cristina.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ao grupo, acabo de adquirir o Mosaico e está muito bom!!
    Manoel

    ResponderExcluir
  8. centenas de ebooks grátis...
    http://onehundredfreebooks.com/

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!