4 de jan. de 2013

EVANGÉLICOS E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Seminário de Capacitação Docente
EVANGÉLICOS E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NO BRASIL
8 a 22 de Julho de 2013

Rio de Janeiro, Brasília e Manaus
(O mesmo grupo participará em todos os locais)

Organizado pelo Nagel Institute for the Study of World Christianity com o apoio do Council for Christian Colleges and Universities (CCCU)
Coordenação: Alexandre Brasil Fonseca (UFRJ e SNAS/SG-PR) e Joel Carpenter (Calvin College), Facilitação: Robert e Alice Evans (Plowshares Institute)

A diversidade brasileira oferece diferentes estratégias para a superação das desigualdades na busca da consolidação da democracia. Os recentes avanços econômicos e sociais, a crescente influência internacional e os grandes eventos que ocorrerão nos próximos anos representam um imã para a imigração e para o mundo do comércio e investimento. No campo religioso também existem importantes mudanças. Um país que já teve o Catolicismo como religião oficial, tem desenvolvido um grande e vigoroso setor evangélico, 26 por cento da nação, sendo dois terços de pentecostais. Os dados mais recentes revelam uma ampliação da diversidade de crenças, num processo de estabelecimento de uma sociedade pluralista em termos de religião.

A presença evangélica é desproporcionalmente concentrada entre os setores mais pobres e entre as mulheres, sendo notável a entrada destes evangélicos nas arenas políticas e sociais. Esses fatores tornam o Brasil um cenário rico para se estudar o papel e a contribuição dos evangélicos para a sociedade, dentro das Nações e das economias emergentes.

Neste seminário olharemos a interação entre fé e vida pública no Brasil. Durante treze dias um grupo de 20 professores, dez brasileiros e outros dez dos Estados Unidos, compartilharão suas experiências e vidas a partir de um programa que visa conhecer diferentes iniciativas e debater sobre algumas questões, como:
  •  A globalização atual do protestantismo é uma forma do neo-imperialismo religioso americano, ou é uma globalização vinda 'de baixo'? 
  •  Qual efeito econômico os pentecostais da América Latina podem ter num país do bloco BRICS, como o Brasil? 
  •  Qual é o papel do pentecostalismo na dramática violência das periferias pobres das megacidades?
  •  Como lidar com a pronunciada dimensão de gênero do pentecostalismo, em relação à cultura machista tradicional da América Latina? 
  •  Quais são as implicações dos povos nativos do Brasil tornando-se evangélicos?
  •  Como compreender a complexa relação com a política que as novas igrejas evangélicas têm desenvolvido?
  •  O engajamento político evangélico significará o aprofundamento da democracia, e ou um retorno ao autoritarismo? 
  •  Quais são os prováveis cenários para o futuro da religião no Brasil e na América Latina como um todo?

Os participantes terão suas despesas de viagem (cidade de residência – Rio; Rio – Brasília; Brasília – Manaus; Manaus – cidade de residência), deslocamentos nas cidades, hospedagem e alimentação custeadas pela organização do evento.

Data de inscrições: Até 31 de janeiro de 2013
Notificação do resultado do processo seletivo: 15 de fevereiro de 2013
Informações e inscrições para brasileiros: nagel.brasil@gmail.com
Informações adicionais em português aqui no edital e em inglês aqui no site.
 
Mais no blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!