11 de out. de 2012

PREPARATÓRIO PARA CIÊNCIAS DA RELIGIÃO



Em novembro agora vamos oferecer mais uma vez, pela internet e gratuitamente, uma iniciação ao campo de estudos da religião. Trata-se de um curso aberto, através do TELEDUC, de preparação para as Ciências da Religião, destinado a pessoas que têm interesse no nosso Mestrado. Nele será possível acessar textos e audiovisuais de apresentação à nossa área de estudos, além de interagir com professores e os futuros colegas e de contar com guias de pesquisa em sites e bibliotecas na rede mundial de computadores. Com isso o candidato pode discernir melhor a sua linha de pesquisa, mais ligada às ciências sociais (Campo Religioso Brasileiro) ou mais ligada à filosofia e teologia (Tradição Judaico-cristã), e se preparar para o processo seletivo da nona turma, que será em fevereiro de 2013.

Desse modo, além das disciplinas e seminários oferecidos aos alunos especiais, além das atividades de extensão abertas ao público interessado, os candidatos ao nosso Mestrado poderão contar com mais um espaço, virtual, para nivelamento da turma e iniciação às Ciências da Religião. Com efeito, o campo de conhecimento da gente é interdisciplinar e recebe colaborações teóricas e estudantes das áreas de História e de Humanidades, dos cursos de Sociologia, Antropologia e Psicologia, bem como de Filosofia, Linguística e Teologia, entre outros – exigindo, contudo, que tais aportes disciplinares e metodológicos sejam redimensionados epistemologicamente com base na comparação empírica dos fatos e na busca hermenêutica de significados, através de uma lógica dialogal (as Ciências da Religião se articulam em torno da cultura epistemológica das controvérsias).

O espaço propedêutico que estamos criando visa, portanto, a socialização das questões comuns e dos conceitos fundamentais do nosso curso de pós-graduação, para o público de formação heterogênea que chega a um Mestrado interdisciplinar. Se você tem interesse, então, em cursar Ciências da Religião na UNICAP, não deve perder a oportunidade de adquirir um vocabulário básico e de inteirar-se da gramática da nossa área de conhecimento e pesquisa. Participe desse treinamento, que ocorrerá no mês de novembro vindouro, na forma de estudo dirigido (a pessoa faz o seu horário para estudar), inteiramente pela internet e de graça.

As inscrições já estão abertas aqui.

10 comentários:

  1. Sou do Rio de Janeiro e tenho interesse nessa inscrição, porém quando clico no "aqui", a pagina não abre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta, veja agora: vai abrir uma página do Teleduc, onde basta clicar em "inscreva-se", em "inscrever" na seguinte e então preencher o formulário e clicar em "cadastrar". Pronto, no dia 1º de novembro receberá um e-mail (se não estiver na "entrada", deve estar na "lixeira/quarentena" do seu leitor de e-mail) indicando o endereço na internet e login e senha pra acessar esse estudo dirigido! Seja bem vinda!

      Excluir
  2. Olá, sou paulistana morando em Recife - sou absolutamente leiga - nunca fiz curso de Teologia salvo os que fiz na igreja que foram muito básicos. Eu poderia me inscrever? Abração e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bernadete, nossa pós-graduação é interdisciplinar e você é muito bem vinda se deseja aprofundar temáticas religiosas, desde que possua uma graduação reconhecida pelo MEC.

      Excluir
  3. Bom dia Gilbraz, bem...após aprovado no processo seletivo, o curso é pago?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, os valores do investimento já estão indicados em http://crunicap.blogspot.com.br/2012/10/selecao-para-nona-turma.html

      Excluir
  4. Boa tarde Gilbraz, sou pernambucano, resido em Manaus há 8 anos e fiquei muito interessado em participar do Mestrado de Ciências da Religião. Sou servidor da Universidade Federal do Amazonas, trabalho na Pró-Reitoria de Extensão, tenho muito interface com integrantes de povos indígenas e preocupo-me como tem sido distorcida (deturpada) a questão da religião nas abordagens feitas com os Povos Indígenas, nas diversas etnias, quando verifico que há uma corrente que vem trabalhando com uma conotação contrária à inserção de qualquer doutrina religiosa para essas populações, sob a alegação de "aculturação predatória" - por, segundo eles, objetivar a eliminação das culturas tradicionais e seus importantes conhecimentos. Não concordo com essa visão míope e insensata e gostaria de desenvolver um trabalho com base em uma filosofia e método que mereça a confiabilidade e aceitação do público alvo, de forma associativa e congregadora e não como ferramenta de imposição e submissão. Quero aprender para replicar.
    Edilton Calado - e-mail: ediltoncalado@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edilton, as antropologias que estão fundamentando as políticas indigenistas se digladiam entre contextualistas e universalistas... Entre os extremos do espectro, temos muito o que aprofundar e propor em termos de diálogo intercultural e inter-religioso, em termos de mútua "evangelização". Bem vindo!

      Excluir
  5. Gostaria de fazer este curso..a partir de qual idade e quando sai as inscrições novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um curso preparatório pro mestrado e a nova edição sai com o edital pra nova turma, em novembro: seja bem vindo(a)!

      Excluir

Obrigado pela sua participação!