8 de set. de 2012

FESTIVAL DE KRISHNA NO RECIFE



Uma procissão milenar chegará pela primeira vez às ruas do Recife: Ratha Yatra. Trata-se de um desfile cultural e religioso estabelecido originalmente em Jagannatha Puri, Norte da Índia, onde carros alegóricos que carregam formas de Krishna são puxados por cordas (Krishna ou Deus tem diversos nomes, que mudam de acordo com o tempo e o local do seu aparecimento). Desde 1968, esse festival é celebrado nas principais cidades do mundo por meio do movimento Hare Krishna.

No Recife, o Ratha Yatra ocorre neste sábado, dia 8, das 10h às 12h, na Avenida Boa Viagem. A saída será do Edifício Acaiaca. E o percurso termina na Praça La Coruña (ou Segundo Jardim). No trajeto serão entoados mantras e, ao final do evento, será distribuído gratuitamente lanche lacto-vegetariano. No Brasil, o festival já acontece anualmente em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Salvador.

Segundo a linha monoteísta do hinduismo, o Ratha Yatra representa o momento em que Deus (que se apresenta como uma deidade negra e é chamado de Jagannatha, sempre acompanhado por seus irmãos Baladeva e Subhadra) sai do seu Templo e desfila pelas ruas sobre uma carruagem. Todo os participantes podem e são incentivados a puxar as cordas do carro, simbolizando o desejo de terem Deus perto de si, eliminando assim obstáculos espirituais.

O Ratha Yatra que chega ao Recife é um festival itinerante – que já passou por Campina Grande e Caruaru – com intuito de promover a cultura da paz e tolerância religiosa. Trata-se de um evento gratuito e aberto a toda população, com o apoio da Prefeitura do Recife.

Saiba mais dos Hare Krishna aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!