A trama do filme começa com o nascimento do Filho de Deus e ilustra como seus ensinamentos atraíram não apenas discípulos, mas multidões de fiéis. Retrata os fariseus aprendendo com Jesus e conspirando para prendê-lo, feri-lo, humilhá-lo e, finalmente, crucificá-lo. Esse clássico é uma magnífica interpretação de uma das maiores histórias já contadas em todos os tempos. Filmado por um ateu e marxista, segue de maneira fiel os textos de Mateus sobre todas as etapas da vida de Cristo, de seu nascimento à ressurreição. O cineasta utiliza recursos relacionados com o cristianismo que absorveu da mãe como indissociáveis dos ideais revolucionários e de uma ideia de liberdade que não exclui o sacrifício. O Cristo pasoliniano é revolucionário, divino em sua profunda humanidade, com muitos traços de doçura, mas que reage com raiva à hipocrisia e à falsidade dos homens.
13 de set. de 2012
EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS
A trama do filme começa com o nascimento do Filho de Deus e ilustra como seus ensinamentos atraíram não apenas discípulos, mas multidões de fiéis. Retrata os fariseus aprendendo com Jesus e conspirando para prendê-lo, feri-lo, humilhá-lo e, finalmente, crucificá-lo. Esse clássico é uma magnífica interpretação de uma das maiores histórias já contadas em todos os tempos. Filmado por um ateu e marxista, segue de maneira fiel os textos de Mateus sobre todas as etapas da vida de Cristo, de seu nascimento à ressurreição. O cineasta utiliza recursos relacionados com o cristianismo que absorveu da mãe como indissociáveis dos ideais revolucionários e de uma ideia de liberdade que não exclui o sacrifício. O Cristo pasoliniano é revolucionário, divino em sua profunda humanidade, com muitos traços de doçura, mas que reage com raiva à hipocrisia e à falsidade dos homens.
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