17 de ago. de 2012

ISLAMISMO EM FESTA




As estatísticas indicam (veja aqui) que o islamismo é a religião que mais cresce no mundo. Porém, como no Brasil os (de)crescimentos maiores são outros, a gente nem se dá conta do fenômeno e não busca boas fontes para estudá-lo direito.

O Ramadã ou Ramadaan, mês de jejum dos muçulmanos, está terminando. O filme acima, Allahu Akbar (Deus é maior), dirigido por Francirosy Campos, enfoca o jejum durante o Ramadã, um dos cinco pilares do Islã. Através dos testemunhos de membros de três comunidades muçulmanas em São Paulo e outra em São Bernardo do Campo, o filme tenta compreender os significados do jejum, sua quebra, o lícito e o ilícito, a noite do decreto e, finalmente, no encerramento do Ramadã, um dos principais festivais do calendário islâmico, o Eid al Fitr.

Vários vídeos como esse, além de textos e links para o estudo crítico do Islã, podem ser encontrados no site Antropologia e Islã (veja aqui) e no blog homônimo (veja aqui), produzidos por pesquisadores da USP. São espaços virtuais para discussão acadêmica em rede do crescente universo islâmico, inclusive no Brasil. As pesquisas em comunidades muçulmanas no país também vêm crescendo ano a ano. Há várias teses, dissertações e artigos sobre o tema reconhecidas no meio universitário. Vale a pena pesquisá-las em "Antropologia e Islã" e se preparar para escutar "salamaleico" na próxima esquina...

Mais no blog:
Islamismo no fórum

Um comentário:

  1. EM NOME DO ALTÍSSIMO

    FELICITAÇOES PELA COLOCAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO VIDEO DA GRANDE AMIGA E ANTROPOLOGA FRANCIROSY.

    JA ESTAMOS DIVULGANDO O LINK COMO VIDEO.

    QUE A PAZ E AS BENÇÃOS DE DEUS ESTEJAM SEMPRE CONVOSCO!

    GAMAL OUMAIRI

    INSTITUTO BRASILEIRO DE ESTUDOS ISLAMICOS DO PARANÁ

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!