5 de ago. de 2012

EXCURSÃO AO JUAZEIRO


























Religião Popular é devoção aos santos... Padre Cícero é santo ou... E como passar da dependência do milagre “sobrenatural” que traz benefício do “santo”, pra aposta na possibilidade de sermos igualmente “santos” e capazes de fazer das nossas vidas um milagre “mais-que-natural” para a vida dos outros - pelo amor, que é (o) divino?!... Como combinar o respeito à transcendência (Pai) da devoção aos santos, com o cultivo do (Espírito) divino em nossa subjetividade e a militância libertadora (Filho-irmão) na comunidade?! 

Essas são questões que o cristão em busca de razões para uma fé esclarecida pode se colocar quando se defronta com o maior fenômeno do catolicismo popular do Nordeste brasileiro. Mas o fato interessa também a pesquisadores das religiões e a estudiosos da nossa cultura. Juazeiro do Norte, no Ceará, graças à figura de Padre Cícero, é considerado um dos maiores centros de religiosidade popular da América Latina, atraindo milhões de romeiros todos os anos... Por quê?! 

De 7 a 9 de setembro próximo, com a coordenação do teólogo e antropólogo José Artur T. Brito, professor da UNICAP e membro do Grupo de Estudos sobre Diálogo Inter-religioso e Transdisciplinaridade do nosso Mestrado em Ciências da Religião, teremos a possibilidade de participar de uma Visita ao Sítio Religioso do Juazeiro do Norte, com debates e compartilhamento de estudos sobre as questões da Religiosidade Popular. As inscrições estão abertas até 10 de agosto, pelo e-mail de Artur (arturperegrino@gmail.com) ou com Gorete, secretária do CTCH (gorete@unicap.br, tel. (81) 2119-4171).   

Um comentário:

  1. Vejam o bonito texto de Artur Peregrino: A Igreja dos Pobres da Nação Romeira...
    http://www.unicap.br/humanitas/?p=2642

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!