27 de ago. de 2012

CONCURSOS PARA ENSINO RELIGIOSO

O STF ainda vai determinar o modelo de Ensino Religioso que deve prevalecer no Brasil (veja aqui a discussão sobre como trabalhar melhor os estudos da religião nas escolas), mas nós já temos legislação suficiente (veja aqui) para que os estados regulamentem o ensino de cultura religiosa, a reflexão crítica sobre as religiões e a espiritualidade, nos seus sistemas escolares. Isso implica também na profissionalização dos professores de Ensino Religioso e na realização de concursos públicos para sua contratação (com exigência de formação superior em Ciências da Religião), como está acontecendo, por exemplo, em Santa Catarina e no Pará...

A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED), por meio do Edital nº 21/2012, oferece Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual para atuação no cargo de Professor de Ensino Fundamental e Ensino Médio, dentre as quais, 70 vagas específicas para o Ensino Religioso. O Concurso tem validade de 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da SED. Esta é a terceira vez que o Estado oportuniza a efetivação de professores de Ensino Religioso. O primeiro concurso foi realizado em 2002 e o segundo em 2005.

O requisito para ingresso como professor efetivo de Ensino Religioso é ter concluído curso superior de Ciências da Religião ou Licenciatura em Ensino Religioso.

A jornada de trabalho para o cargo corresponde à carga horária de 10, 20, 30 ou 40 horas semanais e o vencimento mensal será no valor de R$ 1.490,40 para uma carga horária de 40 horas semanais, acrescido de vale alimentação e 25% de regência de classe. A inscrição deverá ser feita pelo site www.acafe.org.br, até dia 05 de setembro de 2012. O processo seletivo será dividido em duas fases de caráter eliminatório e/ou classificatório: a primeira corresponde à prova objetiva e, a segunda, à prova de títulos.

Os conhecimentos específicos exigidos são os seguintes: Ensino religioso na atualidade brasileira: legislação nacional e Estadual. Fenômeno religioso e suas manifestações nas diferentes culturas e tradições religiosas. Currículo, objetivos, princípios organizativos, conceitos essenciais, tratamento didático e avaliação do Ensino Religioso. O Ensino Religioso de acordo com a Proposta Curricular da Rede Estadual de Santa Catarina: implementação do Ensino Religioso (2001).

Também a Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC) abriu concurso público para provimento de vagas de cargos da carreira de magistério (Edital nº 01/2012), dentre as quais 156 vagas destinadas ao cargo efetivo de Professor de Ensino Religioso. A remuneração atinge R$ 1.458,11 (40 horas), acrescido de 80% de Gratificação de Escolaridade e 10% de Gratificação de Magistério.

Para se tornar professor efetivo de Ensino Religioso, é requisito ter cursado a Graduação em Licenciatura Plena em Ciências da Religião ou Ensino Religioso em instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico http://paginas.uepa.br/concursos, até o dia 30 de setembro de 2012. O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

A prova do concurso exigirá conhecimentos da área de legislação educacional, do campo da didática, e específicos do Ensino Religioso, tais como: 1. O ER no Brasil. 2. A formação do profissional do ER no Brasil. 3. A cientificidade das ciências da religião. 4. O conceito de cultura. 5. O conceito de religião 6. O fenômeno religioso enquanto objeto das ciências da religião. 7. As linguagens da religião (o rito, o mito, o símbolo e as doutrinas). 8. O sagrado e o profano. 9. O homo religiosus. 10. O conceito de hierofania. 11. O sincretismo religioso. 12. O numinoso. 13. Religiões e expressões religiosas do contexto amazônico. 14. Religiões de matriz cultural africana. 15. Religiões de matriz cultural europeia. 16. Religiões de matriz cultural semítica. 17. Religiões de matriz cultural asiática. 18. Diversidade religiosa e cultural no Brasil. 19. Liberdade de crença e de culto e o conflito religioso no Brasil contemporâneo. 20. Religião, democracia e espaço público no mundo contemporâneo.

Saiba mais sobre Ensino Religioso e Ciências da Religião aqui no blog.

Um comentário:

  1. OLA PESSOAL
    SOU JOSE MANOEL RIO DE JANEIRO, TEOLOGO, EVANGELISTA ATUANTE E AMO O FALAR DO AMOR DE DEUS
    ESTIVE EM ISRAEL NO OUTUBRO PASSADO BUSCANDO MAIOR ENTENDIMENTO DO AMOR DE DEUS POR MIM E POR VOCE.
    FOI MARAVILHOSO. ESTOU NA POS EM CIENCIAS DA RELIGIAO E TENHO CERTEZA QUE O ASSUNTO TAMBEM TE ENVOLVE. joseoliveiira@gmail.com

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!