14 de jul. de 2012

RELIGIÃO E PSICANÁLISE


A UNIPAZ PERNAMBUCO
convida você para uma palestra na próxima quarta-feira, 18 de julho, das 19h30 às 21h30, em sua sede
(como entrada, pede-se um quilo de alimento para doação), 
sobre o tema:

Religião, Ciência e Psicanálise: 
três olhares para o mundo

com Afonso Celso

Afonso Celso de Lima Wanderley, engenheiro com treinamento em Educação Integral pela metodologia de Rolf Gelewski (fundador da Casa Sri Aurobindo), formação como facilitador do seminário "A Arte de Viver em Paz" pela metodologia de Pierre Weil (fundador da Universidade da Paz - DF), concluinte do curso de Psicologia Clínica pela UNICAP, atuando desde 1994 como consultor organizacional na implementação de programas de qualidade, processos de modernização de gestão.

A Palestra é uma tentativa de promover um diálogo – não uma unificação, fusão ou amálgama! – entre Ciência e Religião, percebendo na Psicanálise uma possível mediação entre esses dois domínios legítimos de experiência e conhecimento humanos. A reflexão se apoiará na abordagem de Ken Wilber sobre o enfoque da religião e da ciência, e em comentários de alguns autores psicanalistas acerca de ambos os discursos, estabelecendo a Psicanálise como um terceiro olhar sobre o mundo, dotado de características próprias, que permite uma disposição crítica importante para a constituição da subjetividade contemporânea. 

"Das profundezas de um Cosmo miraculoso demais, no qual acreditamos; das alturas de um universo espantoso demais, ao qual adoramos; do interior de uma admiração sem limites, uma resposta começa a se mostrar e nos fala ao ouvido. Se ouvirmos atentamente, de dentro dessa veneração infinita, talvez ouçamos a promessa gentil de que, no coração do próprio Cosmo, tanto a ciência quanto a religião estarão presentes para nos dar as boas-vindas." (Ken Wilber)

UNIPAZ PERNAMBUCO
Rua Enéas de Lucena 244, Encruzilhada, Recife PE.
Fone/Fax: 81 3244.2742

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!