19 de jun. de 2012

CONSELHEIRO E CONSELHEIROS




Já apresentamos aqui uma atividade de extensão muito interessante do pessoal de Ciências da Religião da PUC de São Paulo: o Teodiversidade. Trata-se de programa televisivo produzido pela TV PUC, em que se abordam questões religiosas da atualidade, através de entrevistas realizadas pelo Professor Jorge Claudio Ribeiro. Teodiversidade é exibido no Canal Universitário, que pode ser sintonizado pelos assinantes de TV a cabo do município de São Paulo, através das operadoras NET (Canal 11) e TVA (Canal 71). Além disso, os programas começam a ser colocados também em Canal no Youtube e podem ser assistidos a qualquer hora pela internet.
..
No vídeo acima, que trata de Antônio Conselheiro e da comuna messiânica de Canudos no Nordeste brasileiro, o entrevistado é o Professor Pedro Lima Vasconcellos, do Programa congênere da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Doutor em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC-SP, com tese sobre as recepções da Bíblia judaico-cristã pelos sujeitos envolvidos no nascimento, vida e morte de Belo Monte (Canudos), e Livre-Docente em Ciências da Religião, também pela PUC-SP, com tese sobre manuscrito ainda inédito atribuído a Antônio Conselheiro.

Antônio Conselheiro foi um líder social brasileiro, que encarnou a tradição dos "conselheiros" do Nordeste. Figura carismática, adquiriu uma dimensão messiânica ao liderar o arraial de Canudos, um pequeno vilarejo no sertão da Bahia, que atraiu milhares de sertanejos, entre camponeses, índios e escravos recém-libertos, e que foi destruído pelo Exército da República em 1897. A imprensa e muitos historiadores, para justificar o genocídio, retrataram-no como um louco, fanático religioso e contrarrevolucionário monarquista perigoso... Será?!

Mais no blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!