3 de mai. de 2012

UNICAP COM DOIS GTS NA SOTER


Ao propor para 2012 o tema Mobilidade Religiosa: Linguagens – Juventude – Política, o 25º Congresso da Soter (Sociedade de Teologia e Ciências da Religião) aborda um tema relevante na atualidade, que necessita ser interpretado por cientistas sociais, teólogos/as, filósofos/as e cientistas da religião, contribuindo assim para uma melhor compreensão do fenômeno. Além de conferências e mesas redondas o 25º Congresso pretende também ser um espaço privilegiado de divulgação das pesquisas realizadas nas faculdades de teologia e nos programas de pós-graduação em teologia, ciências da religião e áreas afins, através de comunicações científicas. Vários dos Grupos Temáticos (GTs) constituídos nos últimos anos têm se solidificado e devem continuar no 25º Congresso, entre eles dois organizados com participação de professores do nosso Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP. Haverá também um GT para trabalhos de Iniciação Científica reservado a alunos da graduação e em estudos de especialização. As comunicações aprovadas terão seus resumos divulgados nos anais do 25º Congresso. O texto completo das comunicações efetivamente apresentadas será publicado em E-book da Ciberteologia, com ISBN próprio. Veja, pois, quais são os nossos GTs e participe:

Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter-Religioso - GT 4
Coordenadores: Gilbraz Aragão - UNICAP/PE; Roberlei Panasiewicz - PUC Minas
Ementa: Diante do contexto culturalmente plural em que nos encontramos e que desafia as tradições religiosas, surgem, por um lado, movimentos intolerantes e fundamentalistas e, por outro lado, grandes oportunidades para o diálogo. Trata-se de reconhecer, no convívio com a diversidade, o que há de único e irrevogável em cada religião; ao mesmo tempo, é fundamental que se manifeste e reflita sobre o dinamismo espiritual que está entre e para além das religiões, mesmo daquelas expressões laicas e sem divindades. O diálogo “inter-religioso” que todas proporcionam faz repensar o compromisso ético das religiões com a paz mundial. O GT se propõe, então, a debater pesquisas sobre Pluralidade Espiritual e Religiosa, Tolerância e Diálogo.

Diversidade afro-religiosa e contemporaneidade: mudanças e permanências - GT 18
Coordenadoras: Rosalira dos Santos Oliveira - FUNDAJ/PE; Zuleica Dantas Pereira Campos - UNICAP/PE
Ementa: Nos últimos anos, o estudo das religiões afro-brasileiras tem ganhado força, principalmente entre jovens pesquisadores. Grande parte desse recente interesse pelo tema se deve às mudanças que essas religiões têm sofrido, bem como às mudanças sociais, políticas e culturais pelas quais vem passando a sociedade brasileira, apontando para conquistas dos chamados “afrodescendentes”. Somem-se a isso, as transformações internas que inserem as religiões afro-brasileiras nas tendências atuais do mercado religioso. O cuidado com a (re)criação de uma estética própria, da espetacularização de símbolos e ritos; da criação/resgate de rituais apresentados como antigos, montado para o grande público, estão presentes e fazem parte da nova face que o mundo afro-brasileiro vem assumindo no acirrado mercado religioso. As religiões afro-brasileiras, portanto, estão em evidência. Deixaram de ser religiões étnicas e locais para se universalizarem. Seguem tendências do mercado religioso mundial, influenciadas por fatores culturais, sociais e políticos e passam a se inserir em questões da ordem do dia. Questões de gênero, saúde, educação, além de se constituírem em um elemento central nas reivindicações políticas dos movimentos sociais negros objetivando obter uma legitimidade política (com destaque para o candomblé), afirmando-se como “religiões negras” ou “a religião do povo negro”, ressaltando, assim, a sua centralidade na constituição da identidade afrodescendente no Brasil. Esta nova realidade constitui o objeto de debate deste GT.

Agenda do Congresso
22/05/2012 | Prorrogado o prazo para inscrições de comunicações nos GTs até o dia 22!
25/05/2012 | Estudo e aprovação das propostas de comunicações
31/05/2012 | Divulgação das Comunicações aprovadas
30/06/2012 | Encerramento das inscrições como participante
9 a 12/07/2012 | Realização do 25º Congresso
31/07/2012 | Data final de envio dos textos completos

Mais informações e incrições aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!