8 de mai. de 2012

IGREJA DE FÁTIMA SERÁ SANTUÁRIO

Celebração de Fátima
A capela de Nossa Senhora de Fátima, situada no colégio de aplicação da UNICAP, área central do Recife, recebe o título de Santuário Arquidiocesano no próximo dia 13 de maio. A cerimônia será presidida pelo arcebispo católico de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Na ocasião, às 19h, haverá missa e procissão pelas ruas da cidade, inauguração de placa comemorativa e distribuição de rosas. O título será concedido no último dia da Festa de Nossa Senhora de Fátima, que começou no domingo.

“Ao longo dos anos, a igreja foi ganhando o título prático de santuário, mas isso não era reconhecido oficialmente. Agora, vai ser a primeira vez, em 77 anos de existência da igreja, que a arquidiocese vai criar o decreto de elevação canônica”, explica o reitor do santuário, padre Antônio Mota. Ainda de acordo com ele, o templo foi o primeiro do mundo fundado em homenagem a Nossa Senhora de Fátima - que apareceu a crianças pobres de Portugal em 1917, pedindo orações.

O santuário teve sua pedra fundamental lançada em 1933 e sua inauguração ocorreu dois anos mais tarde, em 8 de dezembro de 1935, com cerimônia ministrada pelo jesuíta português padre Domingos Gomes. O imóvel foi projetado pelo arquiteto francês Georges Mounier e exibe uma forma de cruz latina com 26 metros que se estendem até o teto do santuário. A capela tem nave única e uma torre de 56 metros. Um dos bens mais preciosos da igreja é a imagem da Virgem do Rosário de Fátima, com três metros de altura e um semblante de ternura, obra do artista português Antonio da Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!