2 de abr. de 2012

REMI KLEIN NA VENEZA BRASILEIRA

Pela mestranda Wellcherline Lima.

Hoje a claridade multicolorida da educação perdurou algum tempo depois do ocaso do sol na Unicap, pois tivemos a presença do Prof. Dr. Remi Klein entre nós. Um dos fundadores do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER), professor e gestor nas Faculdades EST, Escola Superior de Teologia dos luteranos, como também professor da UNISINOS dos jesuítas, ambas em São Leopoldo/RS. Entre outras atividades (que não são poucas!), também é coordenador dos Grupos de Pesquisa Currículo e Identidade Religiosa e Fenômeno Religioso e Práxis Educativa.

Durante a boa Roda de Conversa sobre os rumos do Ensino Religioso, o Prof. Remi, apresentando os (im)passes da educação religiosa escolar no Brasil, resenhou a história dessa área de conhecimento, destacando a atual normatização referente ao Ensino Religioso, como também as propostas de Diretrizes para Licenciaturas em Ciências da Religião para educação religiosa e de Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso escolar, ambas organizadas pelo FONAPER. Relembrando a diversidade cultural e religiosa presente na sociedade brasileira, Remi defendeu uma educação integral, que inclua a reflexão sobre as múltiplas tradições espirituais presentes no âmbito escolar e na vida dos nossos estudantes.

Ainda teremos oportunidade de ouvir o luterano nas bancas para as defesas de dissertações que tratam do Ensino Religioso, nesta terça-feira (03/04), no anfiteatro do 3º andar do G4 da Unicap. Penhorados, agradecemos ao Prof. Remi pela animação e colaboração para a caminhada da educação religiosa aberta e inclusiva, que também é nossa.

Saiba mais sobre Ensino Religioso aqui no blog.

 



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!