19 de abr. de 2012

LIVROS ACADÊMICOS GRATUITOS

Todo mundo já conhece o Portal de Revistas SciELO. A Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica em Linha) é hoje um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet. Especialmente desenvolvido para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento e particularmente na América Latina e Caribe, esse portal indexador de periódicos tornou-se referência para o acesso universal à literatura científica.

Mas agora a SciELO lançou também um portal para livros. São mais de 200 livros acadêmicos já disponibilizados e o objetivo é oferecer entre 300 e 500 livros por ano. Em outras palavras: ao menos no que diz respeito à produção acadêmica, as revistas e livros em papel devem aos poucos se acabar, bem como as editoras que cobram por eles. As árvores agradecem - e os nossos bolsos também! Além disso, a avaliação das publicações por colegas independentes e as estatísticas de citações por pares, que são critérios desses portais, garantem mais cientificidade às obras.

A nova biblioteca SciELO disponibilizará livros publicados por editoras de universidades, beneficiando sobretudo a área de humanas - que se comunica muito pelo formato de livros. Os livros publicados por SciELO Livros são selecionados segundo controles de qualidade aplicados por um comitê científico e os textos em formato digital são preparados segundo padrões internacionais que permitem o controle de acesso e de citações e são legíveis nos leitores de ebooks, tablets, smartphones e telas de computador.

Dentre as obras que já estão disponíveis, e podem ser baixadas integralmente, recomendamos estas:
  • Deus, ou seja a Natureza: Livro do Prof. Roberto Leon Ponczek, que descreve a imensa influência que o filósofo judeu de origem portuguesa Baruch Spinoza exerceu sobre Albert Einstein.
  • Saúde e doença, um olhar antropológico: Livro de artigos de antropólogos, voltados para a área da saúde, tratando também de religiões, rituais e curas.

Acesse aqui o SciELO Livros
...
Veja também no blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!