11 de abr. de 2012

CAPELA ECUMÊNICA NA UNICAP

O povo cristão do hemisfério sul do planeta celebra, entre os dias 20 e 27 de maio próximo, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que é promovida mudialmente pelo Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas. Nessa ocasião, católicos romanos, luteranos, anglicanos, presbiterianos, ortodoxos e outras denominações irmãs colocam-se em oração na busca pela unidade das comunidades cristãs, tendo como lema "Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo" (cf 1 Cor 15, 51-58). No Recife, várias celebrações e reflexões estão sendo preparadas, sob coordenação geral da Associação Fraterna de Igrejas Cristãs.

Na Unicap, porém, por ocasião da Celebração da Luz na Virada Pascal de hoje, nós já entramos no clima ecumênico preparativo para a Semana de Oração e foi anunciado que doravante, sob responsabilidade do Instituto Humanitas e do Grupo de Jornadas da Confiança, todas as quartas-feiras, entre 18h e 18h30, na Capela da Universidade, a tradicional missa será substituída sempre por uma celebração no estilo de Taizé, aberto a todas as denominações cristãs. A celebração pascal de hoje foi simples e envolvente, à luz de velas, com direito a confraternização com partilha de um pão gostoso ao redor de uma roda de capoeira que inclui crianças com necessidades especiais.

Mais bonito não poderia ser. Todavia o mais importante foi a decisão da comunidade dos jesuítas da Unicap, em um gesto de hospitalidade ecumênica para com os estudantes, funcionários e professores da Universidade e o seu pluralismo espiritual: daqui em diante, os católicos farão jejum da sua eucaristia tradicional, nas quartas-feiras, para acolherem outros cristãos em uma oração seguindo a mística de Taizé. Trata-se de um movimento que se espalhou a partir da França e se articula em torno de uma rede de comunidades onde religiosos protestantes, católicos, anglicanos e ortodoxos, que se dedicam ao trabalho manual e à meditação cristã, acolhem os jovens para cantar em cânone frases bíblicas ou versos de santos de todas as tradições.

Saudamos o gesto profético dos jesuítas, nas pessoas dos Padres Pedro Rubens e Lúcio Flávio, respectivamente Reitor e Pró-reitor Comunitário. O nosso professor e amigo Artur Peregrino sempre organizou Jornadas da Confiança entre nós, em sintonia com o belo espírito de Taizé, mas agora somos todos convidados a anunciar e vivenciar esse momento transcendental, sob coordenação da professora Maria Abrão, que vai se tornar práxis em nosso campus: nas quartas às 18h, a Unicap tem uma Capela Ecumênica aberta a quem se abre para os outros e para o Outro - e, por isso mesmo, um espaço ainda mais Católico! A iniciativa deve ser acolhida como um belo presente para a Igreja do Recife, às vésperas da Semana de Oração pela Unidade.

Saiba mais sobre o ecumenismo na Unicap aqui.
Acesse aqui uma biblioteca sobre ecumenismo.
Veja uma reflexão sobre ecumenismo e ecologia aqui.

3 comentários:

  1. eita: acho que eu vou voltar a ter fé em Deus!
    que maravilha!!!

    ResponderExcluir
  2. Um absurdo, mais um espaço católico perdido na UNICAP.

    ResponderExcluir
  3. Perdido ou achado?

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!