29 de mar. de 2012

LIVRO E DEBATE SOBRE O DAIME

Por Carolina Oliveira e Gabriela Almeida no Boletim UNICAP
Foi lançado na noite desta terça-feira (27), na sala 504 do bloco G da Universidade Católica de Pernambuco, o livro intitulado “Eu venho de longe: Mestre Irineu e seus companheiros”, da Editora EDUFBA (Universidade Federal da Bahia), com autoria de Paulo Moreira e Edward Macrae. Além do lançamento, Paulo Moreira esteve presente para uma palestra e debate com a turma do Mestrado em Ciências da Religião.

O livro conta a história do fundador da religião ayuasqueira Santo Daime, o Mestre Irineu. Negro, nordestino nascido no Maranhão, ele se mudou para o Acre para trabalhar com a atividade seringueira e lá, em 1930, fundou um centro comunitário, dando início depois ao culto do Santo Daime. Como esperado da época, o preconceito da elite era aberto e forte. Toda a trajetória do Mestre e da religião do Santo Daime é ilustrada por fotos e mapas da época, além de depoimentos dos primeiros adeptos da religião.

“Foram seis anos de pesquisa. Precisei de um tempo para me adaptar a essa linguagem e construir conceitos”, falou o autor Paulo Moreira, que desde de 2000 estuda religiões de forma aprofundada e, em 2005, concluiu mestrado em antropologia sobre o Santo Daime.

No fim, através do agradecimento do coordenador do Mestrado em Ciências da Religião e mediador do debate, Gilbraz Aragão, todos os presentes puderam tomar como sua a frase “agradecemos essa viagem que nos levou no tempo e no espaço”.

2 comentários:

  1. quem é esse homem bonito

    ResponderExcluir
  2. Bom, o mais bonito é o da direita e sou eu mesmo (há, há!), o do centro é o dirigente do Céu (núcleo do Santo Daime) de São Lourenço da Mata, e o da esquerda é Paulo Moreira, o antropólogo que se graduou na Unicap e está terminando o doutorado na Ufba, escreveu o livro e fez a palestra tema do post!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!