15 de mar. de 2012

CRENÇAS E FESTAS DA FRANÇA NO BRASIL?!

A primeira edição do ano do Café Cultural, promovido pela Aliança Francesa do Recife, destaca a tradição folclórica francesa e sua relação com as manifestações do folclore brasileiro, a partir de seus aspectos históricos, linguísticos, científicos, técnicos e culturais. Quem vai abordar o tema “Folclore Francês” é a professora Yaracylda Coimet, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que elaborou o Dicionário Francês-Português das Manifestações Folclóricas Francesas.

O Café Cultural será realizado no Auditório André Malraux, na Aliança do Derby (Rua Amaro Bezerra, 466), a partir das 19h30, do dia 23 de março. Também participam do evento, como debatedores, os professores Lucilo Varejão Neto e Lucila Nogueira, ambos da UFPE.

A obra de Yaracylda Coimet, base da palestra que ela fará na Aliança, reúne dois campos de pesquisa, o interculturalismo e a tradutologia. O primeiro trata da análise contrastiva das culturas francesa e brasileira, com linguagem ao alcance dos brasileiros, que não são francófonos, e informações sobre a diversidade cultural francesa.

No dicionário, as manifestações populares e tradicionais da França são apresentadas, em língua portuguesa, de forma objetiva, por meio de suas festas e comemorações, suas crenças, seus ritmos, suas danças e coreografias, sua gastronomia, suas indumentárias, e dos fenômenos sociais e cerimoniais que lhes cercam.

A obra concretiza os laços entre os dois países e será debatida no Café Cultural que a Aliança promove dentro da programação da Semana de Francofonia – que visa divulgar a cultura dos países que falam o francês –, com o apoio do Consulado Geral da França para o Nordeste. A entrada é franca.

Serviços
Evento: Café Cultural sobre o “Folclore Francês”
Local: Auditório André Malraux, na Aliança do Derby (Rua Amaro Bezerra, 466)
Data: 23/03/2012 (sexta-feira)
Horário: 19h30
Palestrante: Professora Yaracylda Coimet
Debatedores: Professores Lucilo Varejão Neto e Lucila Nogueira
Informações: (81) 3202.6262 / 3325.4312

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!