17 de fev. de 2012

FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA

REDYSON, Deyve.
Fenomenologia e hermenêutica da religião.
João Pessoa: Ed. Universitária UFPB, 2011.

Uma filosofia, que ajude a descrever comparativamente os fenômenos e a interpretá-los dentro dos seus contextos, tem lugar em nosso jogo de conhecimento? A resposta a esta questão é trabalhada no livro de Deyve Redyson, doutor em Filosofia (Oslo, Noruega) que é nosso colega das Ciências das Religiões da UFPB, onde pesquisa sobretudo os existencialistas. Autor de vários livros, inclusive sobre Mircea Eliade. Agora, neste manual, passeia pela fenomenologia de Husserl (mas também Scheler, Heidegger, Sartre), pela hermenêutica de Schleiermacher, Dilthey, Gadamer, Ricoeur, pela fenomenologia existencial de Jaspers, Hartmannn, Merleau-Ponty, Barth, Bultmann, Rahner e, por fim, a religião manifesta na fenomenologia de Van der Leeuw.

"Com o crescimento dos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Ciência(s) da(s) Religião(ões) em todo o Brasil, cada vez mais necessário se faz distinguir o verdadeiro campo da Filosofia da Religião como disciplina e como fundamento para o estudo das religiões. A Filosofia da Religião esteve presente desde os princípios da discussão desta constituição disciplinar, ou espectro, para a formação do significado de ciência da religião. Visando a importância desta disciplina na constituição das ciências das religiões, propomos a investigação do verdadeiro papel da Filosofia da Religião, ou Filosofia das Religiões, dentro do campo teórico dos estudos das religiões prefigurado nas ciências das religiões.

Qual o seu verdadeiro lugar? E que contribuições teóricas e epistemológicas, pode dar a esta área em construção? Como os pensadores entendem e classificam as ciências religiosas? A filosofia da religião começa a ganhar mais espaço dentro das atuais discussões da filosofia e de suas ciências afins. A filosofia da religião e a fenomenologia da religião não são uma teologia filosófica, ou ainda, uma filosofia teológica, é mais, trata-se de uma intervenção filosófica nas religiões.

O que é filosofia da religião? A filosofia da religião é a análise filosófica da religião (religiões), um meio intelectual de pensar a religião através de uma investigação filosófica. Também podemos dizer que é uma investigação racional, cujo objeto são as religiões e o mundo dos fenômenos em que se manifestam. Segundo alguns autores a filosofia da religião é um ramo da filosofia como são a filosofia da arte (estética), da ciência, da técnica, do direito e da natureza e que se enquadra como disciplina enquanto metafísica, epistemologia e lógica. Segundo estes autores a filosofia da religião implica evidências e ao mesmo tempo sugere como campo de trabalho a transcendência e os aspectos da realidade do divino e do numinoso..." (da Introdução ao livro).

Mais informações aqui, pelo e-mail do autor.

 Saiba mais no blog:

novos métodos em CR,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!