22 de fev. de 2012

EPISTEMOLOGIA DOS ESTUDOS DA RELIGIÃO II

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
GRUPO DE PESQUISA: MYTHOS-LOGOS

Seminário Epistemológico
 dos Estudos da Religião 02:
RELIGIÃO E MUDANÇA SOCIAL

CHAMADA DE TRABALHOS

É com grande satisfação que convidamos colegas pesquisadores, das diversas instituições, a participar do Seminário Epistemológico dos Estudos da Religião 02: Religião e Mudança Social. Evento organizado pela equipe de investigadores do Grupo de Pesquisa Mythos-Logos, vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O Seminário 02 ocorrerá nos dias 26 a 28 de Abril de 2012 no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN.

Nesta edição, o evento contemplará quatro eixos-temáticos em formato de Grupos de Trabalho. Cada GT será composto por pesquisadores e um professor convidado que debaterá os trabalhos apresentados. O evento destina-se à apresentação e discussão de pesquisas já prontas ou ainda em curso, nos temas indicados:

1. Cultura e fenômeno religioso
Neste eixo, serão acolhidos trabalhos que pesquisam a religião como um fenômeno social sui generis, relacionando com as manifestações culturais específicas onde eles ocorrem, visando compreender tais fenômenos e suas repercussões sociais.
2. Espiritualidade e experiências-limite
A religiosidade está sempre associada a experiências limite, das quais a morte é a mais evidente. Este eixo-temático aglutinará pesquisas e estudos que descrevam as diferentes formas como as diversas manifestações de religiosidade lidaram e lidam com a morte.
3. Imaginário, mythos-poiesis e a experiência religiosa na literatura
Serão bem-vindas pesquisas sobre a origem e significado de mitos antigos e contemporâneos, e suas interconexões com a religião, a ciência e a arte em geral, de forma particular e especial com a literatura.
4. Religião, história e política
Promover estudos e eventos que tratem da relação que existe entre religião e política dentro de cenários históricos específicos.

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO

VALORES
Participante Ouvinte: R$ 10,00
Participante com apresentação de trabalho: R$ 20,00

TRABALHOS
1) Pesquisadores(as) interessados(as) em participar do evento devem enviar um resumo do artigo sobre sua pesquisa, vinculando-o a uma (e apenas uma) das áreas mencionadas.
O resumo não deve exceder uma página, na seguinte formatação: a) fonte Times New Roman, b) tamanho 12, c) espaçamento 1,5 (entre linhas)
No cabeçalho do resumo, o pesquisador deve informar: a) nome completo, b) instituição de origem e programa de pós-graduação, c) orientador, d) título do trabalho, e) e-mail e telefones para contato
2) Os resumos devem ser enviados para o e-mail seminario02ufrn2012@hotmail.com até 20/03/2012
3) Os resumos serão selecionados pela Comissão de Organização do evento, que anunciará a composição dos GT´s até 25/03/2012.
4) Os candidatos que tiverem seus resumos aprovados deverão então enviar seus artigos completos para o e-mail seminario02ufrn2012@hotmail.com impreterivelmente até 05/04/2012.
Os artigos não devem exceder 15 páginas (bibliografia inclusa), seguindo a formatação dos resumos e acrescendo: resumo, abstract e palavras-chave.
Sugerimos que resumos e artigos contemplem os seguintes pontos: a) exposição clara e sintética das questões de pesquisa; b) apresentação das referências teóricas mobilizadas pela pesquisa; c) exposição dos métodos de pesquisa, das fontes e/ou materiais de análise; d) exposição dos resultados obtidos.
Todos os trabalhos aprovados para o Seminário 02 serão publicados nos anais do evento.

DATAS IMPORTANTES
Envio de resumos: 20/03/2012
Divulgação dos resumos aprovados: 25/03/2012
Envio de textos completos: 05/04/2012
Data do evento: 26 à 28/04/2012

Mais informações aqui no site do Seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!