7 de fev. de 2012

ANAIS DO CONGRESSO DA SOTER

A SOCIEDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO – SOTER é uma associação civil, sem fins lucrativos, fundada em julho de 1985 por um grupo de teólogos (as) e cientistas da religião do Brasil. Com sede em Belo Horizonte, MG, seus objetivos são: incentivar e apoiar o ensino e a pesquisa no campo da Teologia e das Ciências da Religião; divulgar os resultados da pesquisa; promover os serviços dos (as) teólogos (as) e cientistas da religião às comunidades e organismos não-governamentais na perspectiva da construção da cidadania e da inclusão social; facilitar a comunicação e a cooperação entre os (as) sócios (as) e defender sua liberdade de pesquisa (cf. Estatuto, Art.3.).

Concretizando seus objetivos, a SOTER promove congressos, seminários e encontros de pesquisas; patrocina publicações e cadastro de Professores (as) e Pesquisadores (as) de Teologia e Ciências da Religião e trienalmente organiza sua Assembleia eletiva. A sociedade conta hoje com cerca de 500 sócios (as) e permanece aberta a novas adesões, dentro das normas do Estatuto (Art. 5.), acolhendo professores (as) e pesquisadores (as) que atuem academicamente na área da Teologia e das Ciências da Religião e possuam ao menos o grau acadêmico de mestre em sua área de conhecimento. No último quadriênio, cerca de 100 novos (as) sócios (as) foram aceitos na SOTER, mostrando sua vitalidade e capacidade de agregar novos valores.

O 24º Congresso Anual da SOTER, com o tema Religião e Educação para a Cidadania, ocorreu entre os dias 11 e 14 de julho de 2011, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em Belo Horizonte - MG. Prosseguindo as discussões dos congressos anteriores, cuja preocupação tem sido o papel das religiões nos distintos aspectos da sociedade brasileira, o 24º Congresso mostrou a relação entre Religião, Educação e Cidadania, numa abordagem multidisciplinar, tão necessária hoje para a teologia e as ciências da religião.

Os objetivos do 24º Congresso da SOTER foram: 1) Analisar, em perspectiva multidisciplinar, o papel da religião e da educação na formação para a cidadania nas sociedades da informação e do conhecimento; 2) Investigar os principais desafios que a religião e a educação enfrentam hoje na formação de uma consciência cidadã num Estado laico; 3) Refletir, mediante sólida argumentação e pesquisa filosófica, teológica e científica, sobre as novas tarefas da religião e da educação numa sociedade plural; 4) Oferecer amplo espaço para exposição – por meio de Grupos Temáticos (GTs) – das pesquisas em andamento na área da Teologia e das Ciências da Religião.

É a realização deste 4º objetivo que o (a) leitor (a) tem agora a possibilidade de conferir, neste livro digital: os textos integrais das comunicações científicas efetivamente apresentadas nos 15 GTs do Congresso. Este documento destina-se a todos (as) os (as) associados (as) da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião, mas também a todo (a) e qualquer pesquisador (a), professor (a), estudante universitário, e demais interessados no tema proposto.

Acesse aqui o livro digital com anais do Congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!