30 de jan. de 2012

COMEÇO DOS FINALMENTES

...
Vamos ao balanço do blog em 2011? Pois então, terceiro ano desta experiência de compartilhamento de estudos e de vivências: foram quase duas postagens por dia e, no último semestre, o nosso blog subiu para cerca de 3.200 visitas por mês (no ano, foram quase 60 mil páginas vistas!). Já fomos visitados por gente que a gente nem conhece, de 850 cidades distribuídas por 58 países do mundo (além do Recife, sobretudo do Rio e BH; além do Brasil, principalmente de Portugal, França e EUA). Finalizamos uma enquete sobre vida alienígena e religião e analisamos a pesquisa sobre sacrifício ritual. Começamos agora também uma outra, sobre a laicidade à brasileira (a votação está aberta aí na coluna à esquerda). Fizemos uma arrumação no desenho deste bloco de notícias, para deixá-lo mais limpo e atraente, todavia desistimos de uma mudança radical para lhe dar um design mais dinâmico: porque lembramos que 2012 será o seu último ano. Não, nada a ver com apocalipse maia. Sim, este blog deve acabar junto com a nossa tarefa de coordenação do Mestrado, com término previsto pra janeiro de 2013. Já tou até com saudades - do blog!
...
Continuamos maravilhados com as possibilidades pedagógicas da internet, seja na educação a distância, seja como complemento da educação presencial. Ambientes Virtuais bem desenvolvidos para educação a distância, como o Adobe Connect, fazem a gente sonhar. Mas já temos ferramentas gratuitas satisfatórias, como a regional Redu ou a tradicional Moodle, ou feito o cunjunto de trecos articuláveis oferecido pelo Google, ou então como a plataforma iTunes U (que permite disponibilizar de palestras a aulas, filmes, laboratórios, audiolivros, passeios e visitas virtuais para estudantes), ou até a ensaiada e disponibilizada pelo Project Rome da própria Adobe. Mesmo as redes sociais (como Facebook e Ning) podem se transformar em ambientes colaborativos para educação. Também se ampliam os Aparelhos de Conexão dos estudantes com esses Ambientes: o Governo de Estado está entregando Tabuletas Digitais para os estudantes do ensino médio e, também em 2012, cada aluno do Colégio Atual de Pernambuco irá estudar com um Tablet, que conta com livros digitais, exercícios e laboratórios virtuais, simuladores e animações, filmes e jogos que podem ser acessados pela internet. Os roteadores substituem os laboratórios de informática, os leitores digitais ameaçam a tinta e o papel... E surge um debate: Tablets na escola ou Tablets como escola?!
...
Nós já usamos de forma rudimentar o suporte de ambiente virtual para o nosso Mestrado e nos servimos também de espaços pedagógicos na internet, mas percebemos sempre mais anseio pelo uso de interação virtual pelos nossos professores e estudantes, de programas digitais para dinamizar os nossos cursos; descobrimos também o interesse por novos padrões de "livros" para baixar e para confeccionar ou adquirir. Mas a rede mundial de computadores não nos interessa apenas como meio pedagógico: queremos também analisar a aura religiosa incrustada entre os seus fins. Já sabíamos que esse mundo virtual acalenta mesmo uma nova espiritualidade, mas continuamos investigando criticamente os contornos dessa religião virtualizada. Enfim, temos certeza de que a internet pode estar a serviço da fé e inclusive virar uma religião - ou no mínimo pode trazer um lampejo de eternidade. Seguimos orgulhosos em poder colaborar, através das notícias e reflexões deste blog, sobre antigas e novas tradições de sabedoria, com a comunidade que estuda Ciências da Religião em nossa "aldeia global". Pernambuco continua "falando para o mundo", como se dizia numa antiga rádio do Recife! Pelo menos até o começo do ano que vem, né? Vejam a programação do semestre aí em Atividades e bom 2012: como parece que o mundo não se acaba ainda, vamos estudar e viver com gosto!
...

3 comentários:

  1. Otimo blog!!!
    Não deve morrer!!!

    ResponderExcluir
  2. Vocês não imaginam quantas coisas sérias e engraçadas descobrir nesse blog. Ele se tornou minha fonte de pesquisa religiosa e espero que continue sendo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Oxente mestre: se acabar esse, que tá ligado à sua função aí, pois faça outro... ainda mais livre, leve e solto, disfuncional! Seus discípulos nos estudos da religião agradecem pelas inspirações e provocações diárias, viu? Abração bem apertado! Manoel Gonçalves.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!