27 de dez. de 2011

SENTINELAS E ENCOMENDAÇÕES



Sentinela: Rituais Fúnebres
Gravado no oeste da Bahia e norte de Minas Gerais, o documentário mostra várias crenças, como o uso do cordão de São Francisco, a prática de exultar o corpo, os preparativos para o enterro e muitas curiosidades e crenças que o homem do interior tem diante da morte, desde a noite do velório (sentinela) até a visita da cova no sétimo dia. Mais informações e aquisição aqui.



Encomendação das Almas
O documentário retrata uma prática folclórica particular em que muitas mulheres, as rezadeiras ou penitentes, entoam cantos e rezas para as almas. Seguindo uma guia que carrega a matraca e outra que leva erguida a cruz de madeira, o grupo de mulheres vai parando nas encruzilhadas, enchendo as noites da Semana Santa sertaneja de cantos lamentosos e das superstições que as acompanham. Mais informações e aquisição aqui.
 ...
Para quem estuda as religiosidades populares e/ou os cuidados religiosos com a morte, recomendamos os dois recentes documentários dirigidos por Dêniston F. Diamantino, um mineiro apaixonado pela cultura dos sertões, que nos presenteia com bons estímulos audiovisuais para provocar pesquisas em ciências da religião.
...
Veja mais no blog:
Tudo é divino,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!