22 de dez. de 2011

ESTUDANTE DO MESTRADO É NOMEADO ARCEBISPO DE NATAL

Nesta quarta-feira, 21 de dezembro, o Papa Bento XVI nomeou Dom Jaime Vieira Rocha como arcebispo católico de Natal (RN), transferindo-o da diocese de Campina Grande (PB). Em verdade, Dom Jaime está voltando para Natal, onde como padre realizou variadas tarefas e foi reitor do Seminário Maior, coordenou as Comunidades Eclesiais de Base e também serviu junto às pastorais sociais.

Depois, em Caicó (RN), onde foi bispo por 10 anos, deixou sinais de grande bondade e dedicação pastoral. E em Campina Grande (PB), desde 2005, Dom Jaime tem sido um guia para o Povo de Deus. Na última semana, ao dirigir uma mensagem natalina à diocese, ele confirmava o zelo pastoral chamando a todos para uma vivência profunda do Advento: “Enquanto nos preparamos para o Natal, é importante que entremos em nós mesmo e façamos uma renovação sincera da nossa vida, a fim de prepararmos o nosso coração e a nossa existência para a vinda do Nosso Salvador e Redentor, Jesus Cristo”.

Dom Jaime, além dos estudos eclesiásticos, é formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e está concluindo agora o Mestrado em Ciências da Religião aqui na UNICAP, onde escreve uma dissertação sobre a ação social da Igreja no Nordeste, com o título "Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros: o apóstolo das águas nas terras potiguares", sob orientação do prof. Newton Cabral. Os colegas e professores de Dom Jaime estão muito contentes por verem reconhecidas a alegria, simplicidade e dedicação desse religioso, que é exemplo de gosto pelo estudo.

Pois Dom Jaime teve a audácia de voltar aos bancos escolares, acompanhando muitos dos seus seminaristas, na Universidade Católica de Pernambuco, onde se matriculou na sexta turma do nosso Mestrado. Na sua classe encontrou outros padres, mas também pai de santo e xangozeiros, pastores protestantes e oficial do Exército da Salvação, doutora em antropologia, doutor em educação e bruxa da Wicca, encontrou médica e professor de dança e de outras coisas... Todos atraídos pela tensa busca de um conhecimento mais universal sobre a religiosidade humana! Fazemos votos de que tal experiência dialogal e ecumênica marque esse novo tempo na vida do bom bispo e amigo da gente. Com certeza, Natal está mais natalina!


Dom Jaime (em pé, de branco) e a sua turma no Mestrado

Veja mais da turma de Dom Jaime:

3 comentários:

  1. Parabéns para Dom Jaime e muita saúda e energia para a nova caminhada.
    Maruilson Souza

    ResponderExcluir
  2. opa, eu também sou da turma e sou bom estudante: ainda tem vaga pra bispo?! kkk...

    ResponderExcluir
  3. Li esses dias no blog do "crunicap" que um mestrando foi nomeado arcebispo de Natal. Fiquei de queixo caído! Que mudança fenomenal nas "estruturas eclesiásticas"! Bispos vão estudar teologia e ciências da religião com mestres leigos... No "meu tempo" coisa totalmente inimaginável... Não é por pouca coisa, Gilbraz, que te coloco na ponta do ranking dos meus amigos em vida...
    Benno.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!