16 de jul. de 2013

APROVEITE PERNAMBUCO NA ANPTECRE




Quem vem pro Congresso da ANPTECRE na Universidade Católica de Pernambuco, tem motivos pra chegar antes ou voltar bem depois. É que localizado no centro do Nordeste do Brasil, Pernambuco é um dos mais completos e atraentes estados da região. Uma das primeiras áreas do Brasil ocupadas pelos portugueses, o estado tornou-se um grande produtor de açúcar e durante muitos anos foi o responsável por mais da metade das exportações brasileiras. Esta atividade econômica, predominante durante toda a fase de formação histórica e social, marcou profundamente a cultura pernambucana. Mais de 500 engenhos de cana-de-açúcar chegaram a operar simultaneamente. Neles nasceram o modo de pensar e agir do pernambucano, diversas manifestações culturais e a tradição da mesa farta, repleta, claro, de doces de todos os tipos.

Foi também a riqueza da cana-de-açúcar que atraiu novos colonos europeus que terminaram por construir em Pernambuco um dos mais ricos patrimônios arquitetônicos da América Colonial. A mistura de etnias europeias, africanas e indígenas, somada a influências das culturas árabe e judaica deu origem a um povo guerreiro, criativo, que no passado lutou com garra pelos seus ideais e hoje coloca Pernambuco na vanguarda da produção cultural do país. Some a tudo isso o privilegiado litoral, com 187km de praias de águas mornas e transparentes, moderna infraestrutura aeroportuária, rodoviária e hoteleira e você entenderá por que Pernambuco é um dos mais completos e atraentes estados da região.

Para completar, o Congresso da ANPTECRE, de 4 a 6 de setembro, acontece por ocasião da 10ª MIMO, uma Mostra Internacional de Música que começou em Olinda, no Grande Recife, capital de Pernambuco, e está se espalhando por outras cidades do país. Com programação inteiramente gratuita e de excelência, em imponentes cenários do patrimônio histórico (igrejas, museus, monumentos, teatros) e ao ar livre, a Mostra dá aos espectadores a oportunidade de experimentar momentos inesquecíveis da cena musical contemporânea do planeta, com concertos de música erudita, popular, jazz, world music e música brasileira. Nesta edição, de 2 a 8 de setembro, Olinda vai receber Nelson Freire, Guillaume Perre, Ibrahim Maalouf, Omar Sosa, Stefano Bollani, Raul de Souza, Richard Galliano e Gilberto Gil. E então: é só chegar!


Saiba mais sobre a cultura e as atrações turísticas de cada região de Pernambuco por aqui.
Descubra a programação completa da MIMO por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!