25 de nov. de 2011

SILVÉRIO NAS'OROPA

 Grande abraço minha gente!

Tou aqui na Holanda pra um show hoje à noite. Amanhã sigo para Bruxelas, para mais um show, e encerro a pequena tourné em Amsterdam. Segue foto da Catedral de Santa Catarina. Emocionante arquitetura neo-romântica. Sede do Arcebispado da Igreja Católica, foi construída entre 1912 e 1914.

Aqui, muito frio e as ruas repletas de pessoas de preto indo às compras (paraíso europeu). Ultrecht tem 320 mil habitantes e uma história de resistência diante das guerras contra a Espanha. Com muitos universitários, em torno de 70 mil em universidades históricas (vejam o meio de locomoção desse povo aí na outra foto: bicicletas. Outro mundo!).

Voilà. Beijos no coração.
Mestrando em Ciências da Religião na UNICAP.


ps.: Holanda, ou mais precisamente Países Baixos, são um dos países mais secularizados do Oeste europeu, com apenas 39% de sua população pertencente a alguma religião. Ainda assim, menos de vinte por cento destes frequenta regularmente suas respectivas igrejas, católica e protestante (Igreja Reformada Neerlandesa). De acordo com pesquisa da Eurobarômetro de 2005, 34% dos cidadãos responderam que acreditam existir algum deus, 37% respondeu que acreditam que exista algum tipo de força e 27% que não acreditam que exista nenhum tipo de força superior, deus ou nada espiritual!

Um comentário:

  1. Silvério,
    na Holanda tem uma amiga da gente, Lieve Troch, que é especialista em Diálogo Inter-religioso, vem sempre ao Brasil e ano passado esteve na Unicap: http://crunicap.blogspot.com/2010/07/lieve-troch-entre-nos.html
    O e-mail dela é l.troch@planet.nl
    Boa contoria e bons contatos!
    Gilbraz.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!