1 de nov. de 2011

COM CHIMARRÃO E MUITA DISPOSIÇÃO NO VI CONERE

Tomando chimarrão na terra dos pampas e buscando equilíbrio em meio a temperaturas variando entre 14° a 31° C. Foi assim que participei do evento ocorrido entre os dias 6 a 8 de outubro, o VI CONERE - Congresso Nacional em Ensino Religioso, na Universidade La Salle, em Canoas/RS, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre. O evento foi promovido pelo FONAPER - Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso e teve um público composto de professores, pesquisadores, graduandos e alunos de pós-graduações, oriundos de várias regiões brasileiras. Além de mim, esteve presente o estudante Carlos Alcoforado, da teologia da UNICAP, também orientando do prof. Gilbraz Aragão.
..
O Congresso, que é anual, promove a discussão pedagógica sobre o ensino religioso, com conteúdos estabelecidos a partir da experiência de alteridade que está entre e além das religiões, valores e limites éticos propostos pelas várias tradições religiosas. Para a edição de 2011 o tema assumido foi "Currículo e Ensino Religioso na Educação Básica: desafios e perspectivas". Tivemos muitas discussões sobre o currículo do ensino religioso no âmbito das novas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, sinalizando desafios e perspectivas para sua adequada inserção no cotidiano escolar das escolas públicas brasileiras.

Na exposição de trabalhos científicos, realizada no último dia (08/10) do evento, apresentei o trabalho intitulado: “Ensino Religioso e Direitos Humanos: Desafios e Possibilidades na Prática Pedagógica para a Dinâmica da Diversidade Religiosa”, artigo científico que trata da experiência como docente no ensino religioso na rede pública estadual (o texto está disponível aqui, na Cátedra Dom Helder de Direitos Humanos da UNICAP).

Participei também de outros espaços de discussões científicas, culturais e grupos de trabalhos com as suas subtemáticas. O evento proporcionou troca de experiências, como também muitos debates que vieram agregar valor aos nossos estudos do campo pedagógico do universo da religião e religiosidade. Voltei com o gosto do chimarrão compartilhado e de muitos desafios em comum para assumir com tantos amigos que descobri nessa causa da educação cidadã, que inclui a dimensão das tradições de fé da nossa gente. Os anais do evento encontram-se disponíveis na coordenação do curso do nosso Mestrado.
...
Wellcherline Miranda Lima

Professora da Rede Pública de Pernambuco. Licenciada em História pela Universidade Católica de Pernambuco (2001), Especialização em Ensino de História na Universidade Federal Rural de Pernambuco (2003); mestranda em Ciências da Religião na UNICAP.

2 comentários:

  1. Professora, obrigado pela citação acima, pena que não nos conhecemos no evento, como deve ter sentido e observado a participação dos Pernambucanos foi reduzida, reduzida a nós dois parece. Concordo plenamente com suas observações e conclusões. Carlos Alcoforado.

    ResponderExcluir
  2. eita: semana passada, sábado dia 22, teve um encontro muito bom sobre Ensino Religioso, no curso de teologia dos Católicos de Carpina, com o prof. Gilbraz... no próximo final de semana, sábado dia 5, haverá outro encontro no curso de teologia dos Batistas no Recife, com uma profa. Viviane (de São Paulo)... será que a gente não podia somar esforços e multiplicar a força da causa?! tem congressos acontecendo, tem especializações sendo lançadas, pesquisas em curso, concursos no interior... vamos coordenar esses esforços por um ensino religioso decente!
    Luane Mendes.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!