31 de out. de 2011

MÚSICA E RELIGIÃO: BELEZA!

Buscar as relações entre a religiosidade dos povos e a arte musical foi o objetivo do curso "Música e Religião: do Silêncio à Conexão com o Sagrado, do Som das Cavernas ao Rock", oferecido como Extensão na Unicap pelo músico, compositor e pedagogo Silvério Pessoa, entre os dias 24 e 28 de outubro passado. Silvério é nosso mestrando em Ciências da Religião e transforma cada aprendizado no Programa em uma reflexão sobre o seu trabalho e o de outros artistas, que logo compartilha solidariamente com as pessoas.

Dessa vez, teve a colaboração de dois colegas do Mestrado: Karina Bezerra, que falou sobre "O Heavy metal e as religiões", e Érico Lustosa, que tratou de "Música e transe nos Terreiros". Teve ainda uma palhinha do amigo Pe. João Carlos, versando sobre "Música e Liturgia". Vejam alguns outros temas do Curso: As origens da música: o som das cavernas e do medo; Antropologia do ruído: som e sacrifício; Música ocidental: no início era o canto gregoriano; A Igreja medieval, a Reforma e as mudanças no som sagrado; A cidade, a música e o universo; O laboratório das alturas; Pós-modernismo e mercado religioso; O instinto musical: a música, a evolução e o prazer.

No encerramento dessa semana de manhãs de estudo, presenciamos o contentamento geral com a viagem realizada entre religiosidades e músicas, um curso de arte mudando cursos de vida (aqui está uma avaliação dos alunos)... E ficamos nos perguntando (aliás, faz tempo que pensamos nisso, veja aqui) qual seria mesmo o sonho humano comum a tantos sons diferentes (conforme a possibilidade de cada cultura, a genialidade de cada artista)... Talvez um sonho de harmonia geral, de conexão transcendental, de silêncio falante... Beleza! Vem aí uma segunda parte do curso, agora viajando pelas culturas orientais. Valeu, Silvério! Parabéns!
...
...
...

Um comentário:

  1. Gil tas comendo estragado é? haha
    Da onde tu tirou Karina Andrade?
    Karina BEZERRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ¬¬
    Aproveita quando corrigir coloca como link p meu blog ^^

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!