12 de out. de 2011

MEMORIAL DOM HELDER CÂMARA

No coração do Recife está plantado o Memorial Dom Helder Câmara: compreende a Igreja das Fronteiras, a Casa-Museu do Dom, o Centro de Documentação Helder Câmara e o Espaço Dom José Lamartine. O Instituto Dom Helder Câmara, IDHeC, organiza visitas ao complexo do Memorial e está trabalhando para organizar e divulgar a obra legada pelo Dom ao Recife. Além disso, promove atividades sociais na Casa de Frei Francisco, que atende as comunidades dos Coelhos e do Coque, desenvolvendo ações educativas que possibilitam a promoção de mais de 100 crianças e adolescentes em situação de risco. Precisamos apoiar mais o IDHeC e aproveitar o espaço do Memorial para as nossas pesquisas e estudos, bem como para meditar sobre a qualidade da nossa vida, em sintonia com o cantinho onde viveu esse grande mestre espiritual do cristianismo.

O Instituto Dom Helder Câmara propõe-se a difundir as ideias de seu fundador, sobretudo publicando as Obras Completas com os seus manuscritos, nos quais denunciava e combatia todas as formas de violência, promovia a justiça e a proteção dos excluídos, incentivava o espírito de solidariedade e o cuidado integral pela vida. Dom Helder deixou 23 livros de sua autoria (traduzidos em 16 idiomas), mais de 7.000 meditações (poesias e/ou pequenos textos de cunho espiritual), 2.750 programas de rádio, 577 discursos, 2.122 circulares (que vão desde o início do Concílio Vaticano II até os anos 80), 74 livros biográficos, 270 DVD's e cerca de 15.000 fotos. Todo esse material está à disposição de pesquisadores no Centro de Documentação, que conserva também várias correspondências e centenas de livros, nos quais o Dom é citado ou que dizem respeito ao seu apostolado.

Quem quiser conhecer ou estudar a vida e obra do Dom pode começar dando uma olhada no site do IDHeC ou no blog do Memorial, ou pode também dar uma passadinha lá no próprio espaço físico do Memorial (Rua Henrique Dias, Boa Vista, tel. 3231.5341), onde trabalha a nossa mestranda em Ciências da Religião na UNICAP, Lucy Pina Neta: ela recebe todo mundo com o maior carinho!

Saiba mais no blog da gente:

Um comentário:

  1. Lucy Pina Neta12 outubro, 2011

    Obrigada pela divulgação, Gil!
    Estamos lá sempre de porta e corações abertos para receber todos!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!