17 de set. de 2011

FILME ETNOGRÁFICO NO RECIFE

Promoção dos Programas de Pós em Antropologia e Comunicação Social da UFPE, o III Festival do Filme Etnográfico do Recife, de 26 a 29 de setembro de 2011, tem por objetivo premiar produções cinematográficas/videográficas, produzidas a partir de 2009, que apresentem qualidade técnica reconhecida na área. Foram inscritas produções nacionais e internacionais de documentários, que abordam questões socioculturais contemporâneas sobre pessoas, grupos sociais, processos históricos com temáticas de interesse antropológico. Serão premiados o melhor filme etnográfico e o melhor documentário. Haverá também uma premiação especial do júri popular.
.
O documentário "Três Guardiões do Axé de Pernambuco", postado no Observatório das Religiões do Recife, dirigido por Luca Pacheco, mestre em Ciências da Religião pela Unicap e membro do grupo de estudos sobre Transdisciplinaridade e Diálogo Inter-religioso da Unicap, produtor audiovisual da Assecom e professor de comunicação da Católica, foi selecionado para a Mostra Competitiva do III Festival do Filme Etnográfico do Recife. O documentårio será exibido no dia 29 de setembro de 2011, às 19h30, no Cinema da Fundação, no Derby.

Além dele, vários filmes que tocam na religiosidade da nossa gente serão exibidos, com destaque para a Mostra Paralela sobre "Ritual, religião e práticas tradicionais", com os curtas Caboclo Clarão da Lua (direção: Alexandre Almeida/Brasil/2011), Escutando o coração das coisas (direção: Sílvia Martins/Brasil/2010), Encantaria na Umbanda (direção: Júlia Ritez/Brasil/2011), Na boca do pote (direção: Juliana Rebelo/Brasil/2010), Oferenda (direção: Ana Bárbara Ramos/Brasil/2011), e Xupapoynãg (direção: Isael Maxakali/Pajé Filmes/Brasil/2011). Vamos providenciar pipoca, aproveitar os filmes - e apoiar o nosso amigo Luca, é claro. Não percam!

Programação e mais informações aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!