3 de ago. de 2011

IVONE GEBARA NA PUC PR

X CONGRESSO DE TEOLOGIA DA PUC PR
3 a 5 de outubro de 2011
Auditório Alceu Amoroso Lima
CTCH Campus Curitiba

O Congresso de Teologia, realizado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR é um evento acadêmico e científico organizado pela Pós-Graduação e Graduação em Teologia. Sediado na cidade de Curitiba (Paraná-Brasil), desde 2000, tem por objetivo promover o debate da Teologia com as Ciências Humanas e seus impactos nas atividades pastorais. A edição de 2011 do Congresso visa fortalecer a produção científica e divulgar os resultados das pesquisas realizadas por acadêmicos da Pós-Graduação, graduação e profissionais da Teologia, Ciências da Religião e áreas afins.

O X Congresso de Teologia da PUCPR - 03 a 05 de outubro de 2011 – versará sobre o seguinte tema “Teologia, Gênero e expressões: Para onde caminhamos?”, se propõe discutir a problemática das relações de gênero em torno de três eixos: teológico, político e estético. O Congresso quer ser um espaço aberto, para se pensar GÊNERO na interlocução com outros saberes.

Gênero é um conceito-chave hoje para a ciência, já estando em uso há pelo menos três décadas. Abordar a categoria de gênero como categoria de análise relacional nos leva a dizer que não podemos compreender o feminino e o masculino com paradigmas simplesmente biologistas ou culturalistas, porque essa categoria parte de uma visão relacional em que os sujeitos são considerados como atores históricos dotados de corpos e mentes construídos na vida social.

O X Congresso da Teologia PUCPR, está interligado também com as propostas do Grupo de Estudos GESTA-BRASIL (Gênero, expressões, Sexualidade, Teologia e Atualidade) parte integrante do Programa de Pós-Graduação em Teologia – PPGT, bem como, com a proposta da Pastoral da Universidade e do Instituto Ciência e Fé da PUCPR. A teóloga Ivone Gebara virá do Recife para a conferência de encerramento, mas há muito mais previsto na programação...

Programação e Inscrições aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!