30 de ago. de 2011

ESTUDO INTERDISCIPLINAR DA BÍBLIA

Por Gabriela Almeida, foto Paulo Maia, no Boletim Unicap.

Bonifácio VII, papa entre 1294 e 1303, cunhou a máxima “Quem cala, consente.” Outro religioso renomado, Dom Helder Camara, nos provou o contrário. Com uma mordaça imposta pelo governo em forma de decreto-lei, fez seu silêncio ser cortante. Um protesto que durou do início de 1970 até o dia 24 de julho de 1977, quando deu entrevista exclusiva para o Jornal do Brasil, rompendo o silêncio para a imprensa brasileira.

Para analisar esse tipo de silêncio, sua construção e, porque não dizer, a comunicação possível através dele, o Curso de Teologia e o Mestrado em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco promoveram, na noite desta segunda (29), no auditório, dentro da programação do projeto Bíblia, comunicação e arte, que tem como tema neste ano “A palavra, entre a beleza e o enigma”, a conferência “O silêncio como preliminar à palavra verdadeira”, apresentada pela Profª Drª da Universidade de Paris 7, Veronique Donard.

Para abir a conferência de Veronique, foi projetado o Teologando 1, programa de entrevistas que traz convidados do campo artístico e do teológico para uma conversa sobre a expressão artística religiosa da atualidade. Neste primeiro programa, os convidados foram o cantor pernambucano Silvério Pessoa e o coordenador do curso de Teologia da Unicap, Cláudio Vianey.

Após a projeção do vídeo Teologando 1, o professor Cláudio Vianey fez as devidas apresentações da conferencista, Veronique Donard, que fragmentou sua apresentação em quatro partes : “O olhar que nos dá vida”; “Criatividade originária”; “Ser”; “Antes da palavra, o silêncio”. Foram avaliados aspectos desde a infância, quando ainda não temos a faculdade da fala, até a idade adulta, quando mesmo sendo possuidores dela, escolhemos, em determinados momentos o silêncio como espaço de comunicação interna e externa.

Quem quiser ver os episódios do programa Teologando e obter outras informações pode encontrar aqui no site do projeto. Esta edição do projeto Bíblia, comunicação e arte, teve início nesta segunda (29) e segue até a quarta-feira (31), sempre às 13h50 e término às 20h30. Veja aqui a programação completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!