3 de ago. de 2011

CRENÇAS NO MUNDO GLOBALIZADO

PENSANDO O CONTEMPORÂNEO
CICLO DE CONFERÊNCIAS “CRENÇAS NO MUNDO GLOBALIZADO”
COM MARION AUBRÉE (FRANÇA)

08 a 10 de agosto de 2011, das 19h às 22h.
Sala Aloísio Magalhães, Fundação Joaquim Nabuco - Derby
Rua Henrique Dias, 609 Recife-PE.

A Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco realiza no Recife, entre os dias 08 e 10 de agosto de 2011, o Ciclo de Conferências “Crenças no Mundo Globalizado” com a antropóloga francesa Marion Aubrée. O evento tem o apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste e faz parte das atividades do Projeto Pensando o Contemporâneo desenvolvido pela Coordenação Geral de Capacitação e Difusão Científico-Cultural. O Pensando o Contemporâneo pretende apresentar ao público brasileiro o pensamento e a obra de filósofos, historiadores, antropólogos, críticos e artistas que contribuíram e contribuem através de suas reflexões para as práticas artísticas e culturais da contemporaneidade. Pensadores que, embora de campos diversos, reverberam e adensam as discussões no campo cultural. Nessa edição será abordada a dimensão do lugar das religiões nos cinco continentes e a singularidade brasileira no desfile das crenças, além de sua performatividade midiática no mundo contemporâneo.

08 de agosto – Dinâmicas religiosas contemporâneas nos cinco continentes;
09 de agosto – As práticas religiosas entre privacidade e performance pública;
10 de agosto - O pluralismo religioso brasileiro e as resistências à padronização global. 

CONFERENCISTA: 
Marion Aubrée é doutora em Etnologia, Antropologia e Ciência das Religiões pela Universidade de Paris VII e atualmente uma das referências internacionais nos estudos sobre religiões e crenças, sobretudo no Brasil contemporâneo. É pesquisadora do Centro de Pesquisas sobre o Brasil Contemporâneo da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (C.R.B/EHESS) em Paris, pesquisadora associada do Centro de Estudos Inter-disciplinares dos Fatos Religiosos (CEIFR/CNRS/EHESS). Foi coordenadora do curso de Antropologia e Sociologia da Universidade de Lyon II (1987/1995) e professora responsável pelas relações internacionais do Bureau de l´Association Française des Antropologues. Publicou vários artigos em revistas especializadas e os livros "A Mesa, o Livro e os Espíritos- nascimento, evolução e atualidade do movimento social espírita , entre a França e o Brasil" (JC Lattes, 1990), traduzido para o português em 2009 e "Iemanjá, a sereia das estrelas" (Larousse,2009), ainda sem tradução. 
PÚBLICO-ALVO:
artistas, críticos, professores, estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados.
INSCRIÇÕES:
serão disponibilizadas 100 vagas a serem preenchidas por ordem de inscrição. O curso é gratuito. Preencha a FICHA DE INSCRIÇÃO e envie para cadif@fundaj.gov.br 

Mais Informações:
(81) 3073-6659/ 3073-6670

Um comentário:

Obrigado pela sua participação!