29 de jun. de 2011

SALESIANAS ESTUDAM PLURALISMO RELIGIOSO

Realizou-se, de 17 a 19 de julho de 2011, no Centro Juvenil Dom Bosco, em Fortaleza, um encontro sobre Pluralismo Religioso, assessorado pelo professor Gilbraz Aragão, da Universidade Católica de Pernambuco. O encontro contou com a participação de Ir. Tabosa, irmãs e professores(as) de Escolas Salesianas do Ceará que estão lecionando a disciplina Ensino Religioso ou que prestam um serviço junto ao SOR, na Pastoral Escolar, e foi coordenado pela Ir. Maria Lucélia Santos.

Teve início com a apresentação pessoal dos participantes, seguindo-se de um momento de oração e abordagem do texto Pluralidade Religiosa e Ensino Religioso, do professor Gilbraz. Refletiu-se sobre a sociedade brasileira atual, fortemente marcada pelo pluralismo religioso, onde há muitos brasileiros com dupla ou tríplice pertença religiosa; ou que transitam com facilidade de uma religião para outra.

Além do estudo do fenômeno religioso sincrético pós-moderno, o encontro prosseguiu com um aprofundamento das grandes matrizes religiosas da nossa cultura, com o objetivo de ajudar os professores a refletirem com os seus estudantes sobre as espiritualidades que estão circulando em nossa sociedade culturalmente policêntrica e também sobre como a fé cristã pode dialogar e se inculturar nesse meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!