26 de jun. de 2011

INTERNET E RELIGIÃO: NOVAS FRONTEIRAS

Tema: A Religião na Mídia, a Mídia na Religião
Data: 28 a 30 de setembro de 2011
Local: Goiânia - GO

Valter Avellar, Mestre em Ciências da Religião pela UNICAP, está na coordenação de um dos Grupos de Trabalho e anima os colegas a enviarem propostas de comunicações:

GT 5- MÍDIA CIBERNÉTICA (INTERNET) E AS RELIGIÕES: NOVAS FRONTEIRAS E COMBINAÇÕES

Coordenação:
Dr. Emerson J. Sena da Silveira(PPCIR-UFJF) emerson.silveira@ufjf.edu.br
Me. Valter Luís de Avellar (UNICAP) avellar@unicap.br
Ementa:
O religioso nas sociedades complexas, na qual a pluralidade dos sistemas e mundos convive no mesmo espaço-tempo, tornou-se um desafio conceitual e metodológico. No atual contexto de interações entre os vários sistemas religiosos e não-religiosos, as fronteiras possuem contornos incertos, surgem híbridas formas, vistas com estranheza, por atores intelectuais e/ou religiosos. As novas mídias e avanços tecnológicos de comunicação trouxeram mudanças sociais e culturais em todos os campos da vida social. Dentre os novos instrumentos de comunicação, destaca-se a Internet e seus imensos recursos: blogs, chats, redes sociais cibernéticas, portais multimídias entre outros. O ciberespaço e as novas questões que congrega como a convergência digital, se tornou, de forma crescente e complexa, campo em que as religiões e fenômenos religiosos atuam cada vez mais intensamente. Um novo campo de pesquisas se descortina. Nessa perspectiva, este GT pretende ser um fórum de debates para as pesquisas que investiguem a relação ent re internet e religião, em suas mais variadas orientações epistemológicas e temáticas. Por fim, pretende-se lançar luz aos diversos fenômenos religiosos existentes na Internet e consolidar a importância desse novo campo para as Ciências da Religião.

PARA PROPOSTAS DE COMUNICAÇÃO:
•A proposta de comunicação deverá indicar: Área temática, Título da comunicação, Nome do(a) proponente, Titulação, Instituição em que atua, Resumo até 10 linhas (arial 12), Endereço eletrônico do(a) proponente.
•Após a realização da inscrição (aqui on-line ou na secretaria do Programa) a proposta deve ser encaminhada diretamente aos coordenadores da área temática selecionada até dia 06 de agosto de 2011 em seus respectivos endereços eletrônicos. A realização da inscrição é condição sine qua non para a aceitação da proposta.
•Os trabalhos completos deverão ser encaminhados até dia 02 de setembro de 2011 diretamente aos(às) coordenadores(as) da área temática escolhida.
•Todas as sessões serão realizadas em salas de aula na Área II da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Saiba mais sobre o assunto aqui no nosso blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!